Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/155

Wikisource, a biblioteca livre

raças. E aquella era a primeira occasião que se apresentava para isso depois da guerra civil.

Finda a allocução, que durou uns quinze ou vinte minutos, recebi com surpresa felicitações calorosas dos homens da Georgia e dos congressistas. A commissão unanime assignou um relatorio favoravel e ao cabo de poucos dias foi votado o credito para a Exposição de Atlanta.

Pouco depois da viagem a Washington os directores da Exposição resolveram construir um grande e bello edificio destinado a patentear o desenvolvimento do negro. O plano seria traçado por um architecto negro e operarios negros se encarregariam da construcção. Realizou-se o projecto. E o pavilhão negro, em belleza e acabamento, nada ficou a dever aos outros. Quizeram confiar-me a direcção delle, mas alleguei as minhas occupações em Tuskegee e propuz a nomeação do sr. J. Garland Penn, de Lynchbourg, na Virginia. A exposição negra nos fez honra, especialmente as secções de Hampton e Tuskegee.

Approximando-se o dia da abertura, a administração elaborou o programma de inauguração. E achou que devia inscrever entre os oradores um representante da raça negra, já que se havia dado aos negros lugar tão importante na Exposição. Era um meio excellente de se evidenciarem as boas rela-