Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/300

Wikisource, a biblioteca livre
236

para chamar a si os vermes, e misturou-se com a terra para se juntar com os vermes, que ahi achasse.

Assim como as lampreias não repellem as serpentes por que podem causar medo com o veneno, que estas vomitarem, assim tambem Jesus Christo não despresa os homens, pobres serpentes, comtanto que estes se despojem do seo veneno.

Si o Mestre fez isto, o que devem fazer os obscuros discipulos de Sua Magestade?

Quem se offerece a servir a Deos na conversão dos selvagens deve modelar suas palavras e acções pela doçura, de que sempre usou Jesus Christo na terra.

Eram estes os artigos de nossas conferencias com os selvagens.

1. Procuravamos convencel-os, que eramos seos amigos, e amigos fieis, mais que seos paes, mães, e outros parentes, dizendo-lhes estas e outras palavras pera-uçu, pare koroyco «somos vossos amigos, vossos intimos.»

Com taes expressões alegraram-se muito, e cheios de confiança vinham conversar comnosco a ponto de tornarem-se importunos, não nos permittindo descanço algum, e só nos olhando e observando até os nossos menores gestos.

Vou dar-vos alguns exemplos.

Um dia de paschoa, depois do serviço, ao qual assistiram muitos selvagens, tanto de Tapuitapera como da Ilha, quiz recolher-me para meditar no sermão, que devia prégar depois do jantar, e para isto mandei fechar as portas de nossa casa para que ninguem entrasse durante esse pouco tempo até a hora da prédica, porem os selvagens impacientes, para entrarem, rodeiaram a casa duas ou tres vezes buscando uma abertura, e afinal quebraram algumas estacas e por ahi passaram.

Mostrei-lhes má cara significando o meo descontentamento pelo que haviam feito, e lhes perguntei porque eram tão importunos?