A Esperança Vol. I/Modas

Wikisource, a biblioteca livre
Modas
 
 

Le monde marche, diz Eugenio Pelletan, sonhador do progresso; la mode marche, diremos nós, que a fallar com franqueza, sonhamos mais com o progresso das modas, que com o progresso do sabio francez.

Muito bem, amaveis leitores, vou brindar-vos com a descripção de dois bonitos vestidos, da mais completa elegancia. As minhas encantadoras amigas, seguidoras das modas, esperam pela novidade, não é assim?

O' se esperam, mas eu, com verdade o digo, não sei se aqui acharão satisfeita a sua curiosidade.

Quer sim, quer não, ahi vai o que sei, e o que prometti.

Vestido de moire antique, côr escura, guarnecido com uma facha de pelles escuras; paletot meio justo, similhante ao vestido, guarnecido do mesmo modo; fachas de pelles cercando a cava da mange, e o collo. Chapéo de setim branco, encrespado dos lados. Laços de fita de setim branco, substituem o toucado de saloia. Flôres de velludo vermelho dispostas em fórma de diadema.

Vestido de taffetá com riscas azues, guarnecido com um folho pouco franzido, tendo vinte centimetros d'altura: acima d'este folho acha-se uma fita de velludo azul, terminado por uma franja tambem azul; por cima ainda d'esta franja, festões de velludo crusados, tendo no mesmo encrusamento um botão quadrado, em nacre de perolas brancas. Entre cada festão acha-se uma bórla de seda azul: talhe decotado, com pintas.

Bertha guarnecida com uma fita azul e com uma franja de seda: esta franja crusa-se na parte anterior, e terminando em duas largas abas com a extremidade triangular. Uma bórla e um botão de madreperola, fixos em cada parte do triangulo, ligando este ao vestido. Mangas muito curtas ornadas cada uma com tres bórlas. No interior do decotado camisinha guarnecida de pregas e de murcelina branca. Toucado de fita de velludo azul.

Laura Dumard.