A Revista/Ano 1/Número 2/O Carteiro

Wikisource, a biblioteca livre
O CARTEIRO

GODOFREDO RANGEL

(Especial para A REVISTA)

Ha certas antipathias, bem como sentimentos exactamente antipodas, que decorrem, como effeitos fataes, da natureza do cargo publico ou funcção social exercida por alguem. A presença de um medico, conforta; a de um advogado, inquieta; do mensageiro do telegrapho, sobresalta. Sua simples presença desperta «mecanicamente», nós, esses sentimentos. Como esses, os que exercitam outras profissões. E'-nos particularmente sympathica a vista do carteiro de nossa rua. Ao aspecto do maço de correspondencia que elle sustem nas mãos, em nossas veias corre mais accelerado o sangue, em éstos de esperança. Não sei que encanto singular ha nas cartas que vamos receber de suas mãos. Naquelles pequenos rectangulos claros como que demora a realização de todos os desejos que são a nossa razão de viver. E' uma aventura imprecisa que vae, talvez, cahir em nossa vida e quebrar-lhe improvisamente o monotono rumo.

Com que alvoroço de silenciosa felicidade estendemos a mão para receber as mensagens desconhecidas que sua mão nos offerece! Somos taes quaes os jogadores de que nas fala Anatole, á espera de que seu numero sáia. Não nos lembram as más noticias possiveis, aggressões de inimigos, mordidas da inveja anonyma, novas de lucto ou de molestias. Aguardamos unicamente o alvorecer de uma ventura nova. E a viva emoção desse momento breve, marca, muita vez, no transito acinzentado de nossos dias de labor e tedio, como em um ponto de luz, nosso unico momento de fugaz ventura.

Depois... a desillusão. Aberta a correspondencia, evaporou-se o impreciso delicioso que nos accelerou o sangue. Uma carta é um reclamo commercial; outra, nos enche de apprehensivos cuidados sobre a saude das pessoas que amamos ou sobre nossos negocios; nalgumas vêm maçadoras incumbencias que sacrificarão porção preciosa e irrestituivel de nosso tempo; mesmo as boas novas, se por acaso chegam, não tem o encanto do imprevisto e por isso nunca motivam a intensa felicidade que esperavamos. Emfim, é a propria monotonia da vida que mana do interior das sobrecartas dilaceradas, confluindo para a morosa correnteza de nosso existir, que prosegue seu curso monotono, aggravado de mais uma sobrecarga de preoccupações.

Entretanto, apezar de tudo, cada dia a agradavel sensação se renova e é-nos sempre grata a presença do carteiro.

(Fragmento)

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.

Todas as obras publicadas antes de 1.º de janeiro de 1929, independentemente do país de origem, se encontram em domínio público.


A informação acima será válida apenas para usos nos Estados Unidos — o que inclui a disponibilização no Wikisource. (detalhes)

Utilize esta marcação apenas se não for possível apresentar outro raciocínio para a manutenção da obra. (mais...)