A cabana do pai Thomé/Prefacção

Wikisource, a biblioteca livre
PREFACÇÃO.

O romance, cuja traducção publicamos obteve uma superioridade incontestável. Nos Estados Unidos e na Inglaterra teem sido publicadas mais de vinte edições. A auctora Henriqueta Beecher Stowe. adquiriu do repente um logar distincte na litteratura. Os jornaes teem celebrado á porfia a flexibilidade do seu talento, a nobre za do seu caracter, a exactidão das suas observações, a elevação das suas ideias Em França, um critico competente, o senher John Lemoine, escreveu no Jornal dis Debates a analyse do Pai Thomé, e julgou-o nestas termos:

« E' este um pequeno livro que contém n'algumas centenas de paginas lodos os elementos de uma revolução. Este livro, cheio do lagrymas e cheio do fogo, gyra neste momento por todo o mundo; multiplicado porcenlonas do milhares percorre os dos hemispherios, arrancando lagrymas a todos os olhos que o leem, fazendo estremecer todos os ouvidos que o ouvem, e tremer todas as mãos que lho pegam. E' o golpe mais fundo talvez que jámais foi dado n'essa instituição impia: a escravatura; e esse golpo foi dado pela mão de uma mulher.

« Do alto do púlpito ou do alto da tribuna, nos livros, nos jornaes, em todas as línguas, vozes eloquentes leem denunciado o crime da escrevatura; mas eis que no meio d'esse concerto universal, uma nota aguda o penetrante atravessa o ar como uma frecha, e faz estremecer todas as Cordas sonsiveis da humanidade; é o grilo da mulher e da mãi, o grito das entranhas que domina as vozes mais altas e mais poderosas. Este pequeno livro, que aqui está diante de nós, contribuirá mais para a alforria dos negros de quo não o leem feito todos os discursos, todos os sermões, todos os tractados, ou todos os cruzeiros. Porque? Simplesmente porque faz chorar. E não sómente falia aos corações, mas falia aos olhos. As maximas philosophicas não tocam senão o menor numero dos espíritos cultivados e versados em litteratura; mas a pintura, mas o drama operam sobre as massas, sobre todo o mundo. Ora este livro é uma sequência de quadros vivos, de quadros do martyres que se alevantam uns após outros mostrando as suas feridas, o seu sangue e as suas cadeias, e que pedem justiça em nome da humanidade, e sobretudo em nome do Deus que morreu e que soffren por elles como por nós. Nada póde egualar o effeito d'esta demonstração ardente, em que respira sem cessar e sem repouso o sopro sagrado da biblia. Uma christã acaba de fazer o que os maiores philosophos não poderam conseguir. Elevou os escravos á classe de creaturas humanas; mostrou que tinham alma, como, segundo dizem, foi outrora preciso demonstrar a respeito da mulher; fel-os fallar a mesma linguagem, experimentar os mesmos sentimentos que os senhoros; mostrou que entre os prelos haviam pais, mais, maridos, mulheres, filhos, absolutamente como entre os brancos. Bem sei que isto não é coisa nova, mas nunca fora demonstrado de uma maneira tão surprehendente por imagens, isto ó, instruindo o povo e a juventude. »

Não tendo que accrescentar ao dizer do senhor John Lemoine, que deixa esta obra devidamente avaliada, podemos todavia fazer appreciar por alguns pormenores estatísticos a importância do fim a que se propoz a senhora Beecher Stowe.

Perseguida no mundo inteiro pela generosa coalisão da França o da Inglaterra, a escrivatura refugiou-se na America do sul como n'um ultimo entrincheiramento. Desappareceu corapletamento dos Estados d'Indiana, do Maine, Massachusetts, New-Hampshire, Ohio, e Vermont. Foi abolida em principio no Connecticut, Illinez, na Pensylvania, no Michigan, no Estado da Nova-York, Delaware, Rhode-Island, na Colombia, e em New-Jersey; porém ainda ahi se tolera alguns escravos que existiam n'essas terras no momento da emancipação.

Em treze estados, a escravatura ó sanccionada pela lei. Vou descrever o mappa numérico dos escravos, segunda o resenseamento official. A população augmentou consideravelmente depois; mas a proporção entro os homens livres o os escravos não variou sensivelmente.

População livre. Escravos.
Alabama 191:700 117:300
Arkansas 25:800 4:580
Carolina do Norte 492:010 246:460
Carolina do Sul 265:790 316:610
Florida 19:210 15:510
Georgia 299:050 217:470
Kentucky 523:490 165:350
Lusiania 106:130 109:630
Maryland 343:320 102:880
Mississipi 60:000 50:000
Missouri 115.200 24:990
Sennessoe 542:450 142:380
Virginia 847:660 363:610

Conhece so pelas notas precedentes a força dos partidários da onancipação e a dos interessados na escravatura; e concobe-so com que enthusiasmo o Pai Thomé devia scr acolhido por uns, e com que gritos de furor seria recebido por outros.

. . . . Uma mulher apareceu,
E eis que a guerra se acceudeu.

Para nós, Francezes, que, salvo algumas raras excopções, estamos todos de accorde sobre as questões de liberdade esto livro não ó da um interesse tão imraedialo: mas não deixa de ser util conhecer os costumes do outro homispherio; saber o que lá se passa; seguir as peripécias de uma historia dramatica o tocante; ver uma sociodade toda inteira pintada com as cores mais vivas e variegadas; sor commovido por mil sensações diversas com a leitura de um roinanco, ora serio orafutil, tocante e zombeteiro, triste e alegre, o sempre original.

Não hesitamos em olhar o Pai Thomé como uma das producções mais notáveis que desde muitos annos tom apparecido. Se esta impressão não for partilhada polos nossos leitores, será por culpa do traductor.