Archivo nobiliarchico brasileiro/Almeida (Visconde e Visconde com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

ALMEIDA. (Visconde e Visconde com grandeza de) Paulo Martins de Almeida.

Nasceu no Rio de Janeiro em 18 de Junho de 1807 e falleceu em Münich em 7 de Abril de 1874.

Filho de Carlos Martins de Almeida e de sua mulher D. Mathilde Ferreira. natural do Rio de Janeiro.

Casou em Tegernsee, em 7 de Julho de 1845, com a Condessa de Bayerstorff, D. Sophia Francisca, Dama Honoraria de S. Magestade a Imperatriz e filha do Principe Carlos Theodoro de Baviera, casado morganaticamente com D. Sophia, Baroneza de Bayerstorff.

Gentil-Homem da Casa Imperial, era grande do Imperio, Commendador da Imperial Ordem da Rosa, Cavalleiro da Imperial Ordem de Christo, da do Cruzeiro, Commendador da R. Ordem de Christo de Portugal, da de Leopoldo de Belgica, da Corôa de Ferro da Austria, Official da Legião de Honra da França e da Torre e Espada de Portugal.

BRAZÃO DE ARMAS: Um escudo partido em pala; na primeira as armas dos Almeidas, — em campo vermelho, seis besantes de oiro entre uma dobre cruz e bordadura do mesmo metal -; a segunda partida em faxa: na primeira em campo negro, uma aguia de oiro estendida, tendo nas garras uma chave de oiro e bordadura de oiro; na segunda, em camp azul, uma cruz composta de onze estrellas de prata e bordadura de oiro.

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde por decreto de 14 de Março de 1846. Visconde com grandeza por decreto de 34 de Julho de 1873.