Archivo nobiliarchico brasileiro/Barroso (Zozimo Braulio)
BARROSO. (Zozimo Braulio).
Nasceu na cidade do Aracaty, Ceará, a 4 de Abril de 1839. Reside em Lausanne, na Suissa.
Casou no Rio de Janeiro a 26 de Agosto de 1871, com D. Francisca Miquelina de Souza Rezende, nascida em Petropolis, a 23 de Maio de 1850; filha do Capitão Luiz Ribeiro de Souza Rezende, e de D. Genebra de Souza Queiroz, sua prima irman.
Filho de Francisco Fidelis Barroso, nascido na cidade do Aracaty, a 22 de Maio de 1811, fallecido a 12 de Abril de 1873, Coronel reformado da Guarda Nacional, da Capital da Provincia do Ceará, que se casou no Aracaty, a 22 de Abril de 1837, com D. Anna Candida Ribeiro, nascida no Aracaty, a 18 de Junho de 1818, e fallecida a 13 de Maio de 1834. Neto, pela parte paterna, de José Fidelis Barroso de Mello, Tenente-Coronel, e Cavalleiro Professo da Ordem de Christo. Neto, pela parte materna, de Manuel Antonio Alves Ribeiro, fallecido em Aracaty, a 4 de Novembro de de 1835, e de D. Angela Moreira, fallecida em Pernambuco, a 24 de Março 1846, filha do Capitão José Antonio Moreira e de D. Martha da Costa de Oliveira; D. Angela Moreira, casada com Manuel Antonio Alves Ribeiro, era neta paterna de José Moreira e de D. Maria Domingues de Lima, e neta materna de Amaro José da Costa e de D. Josepha Maria de Oliveira; esta, filha de Pedro Serrão de Carvalho e de D. Joanna da Silva de Mello; e seu marido, filho de Domingos da Costa e de D. Catharina de Senne. Bisneto paterno de Antonio Gonçalves Barroso, e de D. Maria de Albuquerque. Terceiro neto de Manuel de Mello e Albuquerque, e de D. Anna Clara Cavalcanti. Quarto neto de Sebastião Pereira de Mello, e de D. Maria Tavares; tambem quarto neto do Capitão-Mór Antonio Feijó de Mello, Cavalleiro da Ordem de Christo, que serviu na guerra contra os Hollandezes, e de D. Laura Cavalcanti. Quinto neto de Sebastião Guimarães, e de D. Luiza de Mello Albuquerque, e tambem quinto neto de João Soares Cavalcanti, Cavalleiro da Ordem de Christo, e de D. Catharina de Albuquerque. Sexto neto de Baptista Guimarães, e tambem de Antonio Pereira da Cunha e de D. Isabel.
Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; Bacharel em sciencias physicas e mathematicas pela antiga Escola Central, do Rio de Janeiro, formado em 1862; Engenheiro Civil, socio correspondente do Instituto do Ceará; membro da Associação dos Engenheiros Civis de Londres, etc.
BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, as armas dos Barrosos, — em campo vermelho cinco leões de prata rompantes, póstas em aspa, cada um carregado de duas faxas enxadresadas de purpura e ouro, uma pelo pescoço e outra pela barriga; no segundo quartel, as armas dos Mellos, — em campo vermelho seis besantes de prata entre uma dobre cruz e uma bordadura de ouro; no terceiro quartel as armas dos Albuquerques, que são esquarteladas: no primeiro as armas de Portugal, com seu filete em contrabanda; no segundo, em campo sanguinho cinco flôres de liz de ouro em aspa, e assim os contrarios. Timbre: um dos leões das armas dos Barrosos; e por differença uma brica de ouro com um Z de sable. (Brazão passado em 18 de Março de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 75).