Archivo nobiliarchico brasileiro/Caiará (Barão do)

Wikisource, a biblioteca livre

CAIARÁ. (Barão do) Augusto de Souza Leão. Nasceu no Engenho Caraúna, municipio de Jaboatão, na Provincia de Pernambuco, em 13 de Desembro de 1830.

Falleceu em Olinda, nessa Provincia, em 4 de Setembro de 1898.

Filho do Tenente-Coronel Domingos de Souza Leão e de sua mulher D. Theresa de Jesus Coelho de Souza Leão. Era irmão do Barão de Villa Bella.

Casou com sua sobrinha D. Idalina Carlota de Souza Leão, filha do Commendador Luiz Francisco de Barros Rego e de sua mulher D. Carlota Guilhermina de Barros Rego.

Formado em direito pela faculdade do Recife, dedicou-se á agricultura. Foi deputado provincial em successivas legislaturas, Presidente da Assembléa Provincial; governou a Provincia de Pernambuco na qualidade de Vice-Presidente, em 1885 e 1889. Foi Juiz de Paz e Senhor do Engenho de Capibaribe, em S. Lourenço da Matta, nessa Provincia.

Era Cavalleiro da I. Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto, em campo de prata, as quinas de Portugal, póstas em aspa; no segundo e terceiro, em campo de oiro, um leão de góles, rompente. Timbre: o leão das armas. (Brazão passado em 30 de Agosto de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 68).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 25 de Julho de 1885.