Archivo nobiliarchico brasileiro/Castro (1º Visconde com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

CASTRO. (1º Visconde com grandeza de) João de Castro Canto e Mello.

Nasceu na Ilha Terceira em 1740.

Falleceu em S. Paulo em 1826.

Filho de João Baptista de Canto e Mello, natural da Ilha Terceira, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Isabel Ricketts, natural da Ilha da Jamaica, filha de George Ricketts e de sua mulher D. Sarah White, naturaes da Inglaterra.

Casou com D. Escholastica Bonifacia de Toledo Ribas, natural de S. Paulo, filha de José Bonifacio Ribas, natural do Rio de Janeiro e de sua mulher D. Anna Maria de Toledo e Oliveira. Eram paes do 2º Visconde de Castro, da Marqueza de Santos e da Baroneza de Sorocaba.

Veio para S. Paulo em 1772, no posto de Alferes e passou a Tenente no Regimento dos Voluntarios Reaes. Militou com distincção na Campanha do Rio Grande, onde conquistou o posto de Brigadeiro.

Era Grande do Imperio, Fidalgo Cavalleiro da Casa de S. M. Fidelissima, Gentil-Homem da Imperial Camara, Commendador da R. Ordem de Christo, e da I. Ordem de S. Bento de Aviz, era Monteiro-Mór do Rei e Camarista de S. Magestade D. Pedro I.

BRAZÃO DE ARMAS; Escudo partido em pala; na primeira as armas dos Cantos, — de vermelho, um baluarte ou canto de muralha de prata, posto de quina, — e no segundo as armas dos Castros, — de prata, seis arruelas de azul, póstas em duas palas. Timbre: o canto do escudo de prata e sobre elle, na ponta, um pombo do mesmo metal.

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde por decreto de 12 de Outubro de 1825. Visconde com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 1826.