Archivo nobiliarchico brasileiro/Gama (Caetano Maria de Paiva Lopes)

Wikisource, a biblioteca livre

GAMA. (Caetano Maria de Paiva Lopes).

Natural e baptisado na cidade do Rio de Janeiro. Moço Fidalgo da Casa Imperial.

Filho do Visconde de Maranguape, Caetano Maria Lopes Gama, Grande do Imperio, Membro ordinario do Conselho de Estado, Senador do Imperio, Ministro aposentado do Supremo Tribunal de Justiça, Grande Dignitario da Ordem da Rosa, Official da Imperial Ordem do Cruzeiro, Commendador da Ordem de Christo, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios Estrangeiros, natural e baptisado na cidade do Recife, Pernambuco, e da Viscondessa de Maranguape.

Neto paterno do Doutor João Lopes Cardoso Machado, natural de Lisboa, e de D. Anna Bernarda do Nascimento Gama, natural e baptisada na Provincia de Pernambuco.

Bisneto paterno do Capitão-Mór José Lopes Cardoso, natural de Guimarães, Portugal, e de D. Agueda Maria de Souza Machado, natural da Villa de Soure, ambos do Reino de Portugal; e pela materna do Sargento-Mór Pedro Fernandes Gama, e de D. Theresa Maria de Jesus, ambos naturaes d′aquella mesma Provincia; terceiro neto materno do Fidalgo Cavalleiro Pedro Fernandes Gama, e de D. Maria dos Prazeres Neves. Quarto neto pelo dito lado do Fidalgo Cavalleiro Manuel Fernandes Gama, e de D. Francisca Gomes, filha do Coronel do Regimento de Linha da cidade do Porto, Bento Gomes; quinto neto por esta mesma parte do Fidalgo Ayres da Silva Coutinho, morgado de Azurára, e de D. Margarida da Gama, filha de D. Vasco da Gama, 3º Marquez de Niza.

BRAZÃO DE ARMAS: O de seu pae. Escudo esquartelado: no primeiro quartel as armas dos Gamas — quinze escaques de oiro e vermelho de tres peças em faxa e cinco em pala, tendo as vermelhas acoticadas com suas faxas de prata, e no meio um escudo com as quinas do reino. No segundo, as dos Lopes, — em campo azul uma palmeira de oiro, com um corvo pousante nella com azas extendidas. No terceiro, as dos Cardozos, — em campo vermelho dois cardos de verde floridos com flôr e raizes de prata entre duas leões de oiro batalhantes armados de vermelho. No quarto quartel, as dos Machados, — em campo vermelho cinco machados de prata, manicados de oiro postos em aspa. Elmo de prata, guarnecido de oiro em relevo. Timbre: o dos Gamas, um naire de cintura para cima vestido ao modo da India, com o escudo das armas na mão. (Brazão passado em... de Novembro de 1857. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 36).