Archivo nobiliarchico brasileiro/Lobo (Francisco Leopoldino de Gusmão)

Wikisource, a biblioteca livre

LOBO. (Francisco Leopoldino de Gusmão).

Natural e morador na cidade do Recife.

Filho de Francisco Joaquim Pereira Lobo, Coronel-Chefe do Estado-Maior da Guarda Nacional de Olinda e Iguarassú; Commendador da Ordem da Rosa, e da de Christo, de Portugal, condecorado com a medalha do exercito cooperador da boa Ordem; e de D. Leandra Joaquina de Sá Lobo, filha do negociante Alexandre José de Sá, e de D. Vicencia Clara de Sá. Pegado. Neto por parte paterna de João Baptista Pereira Lobo, e de D. Maria Francisca de Gusmão. Bisneto paterno do Capitão Manuel Pereira Lobo, Rico-homem, natural de Lamego, freguesia da Sé, e de D. Maria Josepha do Espirito Santo, natural do Recife: e pela parte materna bisneto do Sargento-Mór Filippe Rodrigues Campello, Fidalgo da Casa Real, e de D. Ignez Francisca de Gusmão, filha do Capitão Belchior Mendes de Carvalho, e de D. Maria Tavares de Lira Gusmão. Terceiro neto por parte paterna do Capitão Manuel Pacheco da Silva, e de D. Theresa de Jesus Corrêa de Brito, naturaes do Recife; e por parte materna terceiro neto do Sargento-Mór Manuel Rodrigues Campello, Cavalleiro Professo na Ordem de Christo, Fidalgo da Casa Real, filho de outro Sargento-Mór Antonio Rodrigues Campello, natural de Vianna de Lima, e de D. Ignacia de Barros Rego (sua prima) natural do Recife, sendo a mulher do terceiro avô Manuel Rodrigues Campello, D. Innocencia de Brito Falcão, filha do Capitão Luiz Braz Bezerra, e de D. Francisca Sanches del Poço. Quarto neto do Capitão Floriano Corrêa de Brito, e de D. Luisa Carneiro da Silva, e tambem quarto neto do Doutor Domingos, Filippe de Gusmão, de estirpe illustre na cidade de Tavora, d′onde era natural, e de D. Maria Tavares de Lira, natural da so6redita cidade do Recife. Quinto neto do fidalgo Manuel Rodrigues, natural de Refoios de Lima, e de D. Natalia Domingues Campello de Barros, natural de Vianna de Lima, e do Capitão Francisco Rebello de Barros, natural de Caminha, e de sua mulher e prima D. Maria da Rocha de Ramos Rego, natural de Braga. (O resto como na carta de João Baptista Pereira Lobo).

Bacharel em direito pela Faculdade do Recife. Moço Fidalgo com exercicio e Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial.

Foi Promotor Publico da capital de Pernambuco; Deputado á Assembléa Geral por Pernambuco, na 15ª legislatura de 1872-1875.

Era Commendador da Imperial Ordem da Rosa; Official da Legião de Honra, Commendador da Conceição de Villa Viçosa, da de Leopoldo, da Belgica, e do Santo Sepulchro de Jerusalem; Grande Official de S. Estanisláo, da Russia.

BRAZÃO DE ARMAS: Ver o de seu pae, Francisco Joaquim Pereira Lobo. (Brazão passado em 16 de Julho de 1863. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 57).