Archivo nobiliarchico brasileiro/Paraná (Barão de)

Wikisource, a biblioteca livre

PARANÁ. (Barão de) D.r Henrique Hermeto Carneiro Leão.

Nasceu na Provincia do Rio de Janeiro em 22 de Novembro de 1847.

Falleceu na cidade do Rio de Janeiro a 15 de Março de 1916.

Filho dos Marquezes de Paraná, e irmão do Barão de Santa Maria e da Viscondessa do Cruzeiro.

Casou com D. Zeferina Marcondes, filha do Commendador Francisco Marcondes Machado, e de sua mulher D. Maria dos Remedios Marcondes Machado.

Fez o seu curso de humanidades no collegio Pedro II, e em 1870 formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi adiantadissimo agricultor e creador no Municipio de Sapucaia, na Provincia do Rio de Janeiro.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu pae o Marquez de Paraná. Escudo esquartelado: no primeiro, partido de vermelho e azul e sobre elle um leão de oiro rompente de prata; bordadura de oiro carregada de quatro folhas de figueira ao natural acantonadas, e de quatro flôres de liz de azul, em cruz; no segundo, de góles, com uma banda de azul, acoticada de oiro, carregada de tres flôres de mesmo, entre dois carneiros de prata, passantes, armados de oiro; e assim os contrarios. Timbre: o leão do escudo, com uma folha de figueira na testa. Divisa: Cor unum via una. (Brazão passado em 28 de Novembro de 1855. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv.VI, fls. 26).

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 16 de Maio de 1888.