Archivo nobiliarchico brasileiro/Pirapetinga (Barão e Visconde de)

Wikisource, a biblioteca livre

PIRAPETINGA. (Barão e Visconde de) João Caldas Vianna Filho.

Nasceu na cidade de Campos, na Provincia do Rio de Janeiro, em 12 de Maio de 1837.

Falleceu no Rio de Janeiro, em 14 de Junho de 1893.

Filho do Advogado João Caldas Vianna e de sua mulher D. Margarida Perpetua Pessanha Vianna.

Casou em 14 de Novembro de 1859 com D. Joanna Candida de Oliveira Vianna, filha de João Machado de Oliveira e Silva e de sua mulher D. Maria Theresa de Oliveira.

Proprietario e fazendeiro na Provincia do Rio de Janeiro, Commandante Superior da Guarda Nacional, na cidade de Campos, era Commendador da Imperial Ordem de Christo e da Imperial Ordem da Rosa, Commendador da Ordem de N. S. da Conceição de Villa Viçosa, de Portugal, Cavalleiro da Real Ordem de Santo Olavo, da Norvega, Fidalgo Cavalleiro e Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro, as armas dos Vilhegas, em campo de prata uma cruz de negro florida e aberta, entre oito caldeiras da mesma cor, com azas formadas de serpes, tambem negras; no segundo, as armas dos Castello Brancos, de azul, um leão de oiro armado de sanguinho; no terceiro, as armas dos Azevedos, que são esquarteladas: o primeiro, de oiro com uma aguia preta estendida; o segundo, de azul com cinco estrellas de prata em aspa, e uma bordadura vermelha, cheia de aspas de oiro, e assim os contrarios; no quarto quartel, as armas dos Pessanhas, de prata com uma banda de vermelho dentada, carregada de tres flôres de liz de prata: Timbre: o dos Vilhegas, dois braços armados de prata com uma caldeira das armas nas mãos, e por differença uma brica vermelha com uma estrella de oiro. (Brazão passado em 18 de Junho de 1863. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 56).

CORÔA: A de Visconde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 30 de Agosto de 1872. Visconde por decreto de 19 de Julho de 1877.