Archivo nobiliarchico brasileiro/Rezende (1º Visconde com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

REZENDE. (1º Visconde com grandeza de) Antonio Telles da Silva Caminha e Menezes.

Nasceu em Torres Vedras, em Portugal, a 22 de Setembro de 1790.

Falleceu em Lisboa em 8 de Abril de 1875.

Filho de Fernando Telles da Silva Caminha e Menezes, 3º Marquez de Alegrete, 11º de Penalva e 7º Conde de Tarouca, e de sua 2º mulher D. Joanna de Almeida, filha dos 2os Marquezes de Lavradio e 5º′ Condes de Avintes, em Portugal.

Adheriu á Independencia do Brasil, e serviu como Ministro em Vienna, em Missão Especial em 1824, em Paris em 1828 e na Russia em 1830.

Era Grande do Imperio, Gentil-Homem da Camara d′EI-Rei D. João VI, e do Snr. D. Pedro I, Mordomo-Mór e Veador de S. M. a Imperatriz viuva, Duqueza da Bragança, Socio da Academia de Sciencias de Lisboa, Grã-Cruz da I. Ordem da Rosa, da R. Ordem de Christo de Portugal, da Ordem Militar da Torre e Espada, da Corôa de Ferro da Austria, da Ordem N. S. de Villa Viçosa. Era Cavalleiro da Ordem de Malta.

BRAZÃO DE ARMAS: As armas da antiga Casa de Alegrete, que são esquarteladas: no primeiro quartel, as armas dos Silveiras, de prata, um leão de purpura; no segundo quartel, as dos Telles, de oiro, liso; e assim seus alternos.

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 1824. Marquez por decreto de 12 de Outubro de 1826.