Archivo nobiliarchico brasileiro/Rezende (Luiz Ribeiro de Souza)

Wikisource, a biblioteca livre

REZENDE. (Luiz Ribeiro de Souza).

Nasceu a 16 de Abril de 1827.

Falleceu no Rio de Janeiro a 15 de Fevereiro de 1891. Casou a 11 de Agosto de 1849, com sua prima irman D. Genebra de Souza Queiroz, nascida em 13 de Março de 1826, e em segundas nupcias com D. Maria Ambrosina.

Filho de Estevão Ribeiro de Rezende, Marquez de Valença, e de D. Ilidia Mafalda da Souza Queiroz. Neto paterno de Severiano Ribeiro, natural de Lisboa, e de D. Josepha Maria de Rezende, natural da freguesia dos Prados, bispado de Marianna. Bisneto paterno de Estevão Ribeiro, e de D. Leonarda Maria, naturaes de Lisbôa; e bem assim de João de Rezende Costa, natural de Santa Maria, e de D. Helena Maria de Rezende, natural da Ilha do Fayal. Pae de D. Francisca Miquelina de Souza Rezende que casou com Zozimo Braulio Barroso.

Era Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial; Cavalleiro da Imperial Ordem da Rosa, Capitão da Guarda Nacional e servio como Voluntario na guerra do Paraguay.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido de azul e oiro: no primeiro, as armas de Damião Dias Ribeiro, — um leopardo de prata passante, e um chefe de oiro com tres estrellas de vermelho: no segundo, as dos Rezendes, — duas cabras em pala de preto, gotadas de oiro. Timbre: o leopardo das armas com uma estrella na espadoa; e por differença uma brica azul com uma flôr. (Brazão passado em 22 de Abril de 1852. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 10).