Archivo nobiliarchico brasileiro/São Salvador de Campos (Visconde com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

SÃO SALVADOR DE CAMPOS. (Visconde com grandeza de)

José Alexandre Carneiro Leão. Nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1793.

Falleceu nessa cidade em 2 de Setembro de 1863.

Filho do Coronel Braz Carneiro Leão, Fidalgo Cavalleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Anna Francisca Rosa Maciel da Costa, Baroneza de S. Salvador de Campos de Goytacazes, titulo portuguez.

Casou em 2 de Julho de 1829 com sua sobrinha D. Elisa Leopoldina Carneiro Leão, segunda filha dos Condes de Villa Nova de São José, José Fernando Carneiro Leão, que era tambem pae da Marqueza de Maceió. A Viscondessa nasceu no Rio de Janeiro a 10 de Agosto de 1808, e acompanhou na qualidade de Dama, a 3ª Imperatriz, D. Thereza Christina, de Napoles, para o Brasil.

Em 1843 foi como Embaixador Extraordinario de S. M. o Imperador, pedir em nome daquelle Soberano a mão de S. M. a Imperatriz D. Thereza Christina, a quem acompanhou ao Rio.

Era Grande do Imperio, Gentil-Homem da Imperial Camara em 1823, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, do Conselho de S. Magestade em 1843, Cavalleiro da Imperial Ordem de Christo, e tinha a Grã-Cruz da Ordem de S. Fernando de Napoles.

BRAZÃO DE ARMAS: Em campo vermelho, uma banda de azul coticado de oiro, carregada de tres flôres de liz do mesmo, entre dois carneiros de prata, armados de oiro. Timbre: um carneiro do escudo.

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 11 de Setembro de 1843.