Archivo nobiliarchico brasileiro/Souza Leão (Barão de)

Wikisource, a biblioteca livre
< Archivo nobiliarchico brasileiro
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Archivo nobiliarchico brasileiro
José Smith de Vasconcelos e Rodolfo Smith de Vasconcelos
Souza Leão (Barão de)


SOUZA LEÃO. (Barão de) Ignacio Joaquim de Souza Leão.

Nasceu na Provincia de Pernambuco.

Falleceu no Recife, nessa Provincia, em 1904.

Filho de Antonio de Paula de Souza Leão, Fidalgo Cavalleiro, e de sua mulher D. Theresa Victorina Bezerra da Silva Cavalcanti.

Casou com D. Joaquina Pires Portella de Souza Leão, filha de Joaquim Machado Portella e de sua mulher D. Joanna Joaquina Pires Ferreira. Era irmão do Barão de Jabotão e da Viscondessa de Campo Alegre, e pae

da Baroneza da Soledade.

Formado em direito pela Faculdade do Recife, exerceu o lugar de Inspector da Alfandega, e foi tres vezes Vice-Presidente da Provincia de Pernambuco, tendo assumido a Presidencia, em 1866, 1888 e 1889. Foi Deputado Provincial e Geral em varias legislaturas pela dita Provincia, senhor do Engenho Pimentel e Vice-Presidente da Camara Municipal do Recife, na mesma Provincia.

Era Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Cavalleiro da Imperial Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, em campo de prata as Quinas de Portugal póstas em aspa; no segundo e terceiro quarteis, em campo de oiro, um leão de góles rompante. Timbre: o leão das armas. (Brazão passado em 30 de Agosto de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 68).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 18 de Maio de 1889.