Archivo nobiliarchico brasileiro/Villa Nova São José (Barão e Conde de)

Wikisource, a biblioteca livre

VILLA NOVA SÃO JOSÉ. (Barão e Conde de) José Fernando Carneiro Leão.

Nasceu no Rio de Janeiro em 30 de Maio de 1782.

Falleceu nessa cidade em 4 de Setembro de 1832.

Filho de Braz Carneiro Leão, natural do Porto, nascido em 3 de Setembro de 1732 e fallecido a 3 de Junho de 1808, e de sua mulher D. Anna Francisca Rosa Maciel da Costa, que nasceu no Rio de Janeiro a 26 de Fevereiro de 1757 e falleceu a 12 de Junho de 1832, sendo agraciada com o titulo de Baroneza de São Salvador de Campos dos Goytacazes; eram paes do Visconde de São Salvador de Campos, José Alexandre Carneiro Leão.

Casou em Lisboa em 1802, com D. Gertrudes Angelica Pedra, filha de Antonio Martins Pedra, e de sua mulher D. Clara Maria Barbosa Carneiro Leão, que falleceu em 8 de Outubro de 1820, assassinada por um tiro, ao apear-se de uma carruagem, á porta de sua casa, á Ponte do Cattete, no Rio de Janeiro.

Coronel do Regimento de Milicias, em 1816, foi Moedeiro da Casa da Moeda, do Rio de Janeiro, Brigadeiro e Commandante da Imperial Guarda de Honra, em 1830.

Era Guarda Roupa de S. Magestade, Gentil-Homem da Imperial Camara, em 1823, teve a carta de Conselho. Era Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Dignitario da Imperial Ordem do Cruzeiro, Commendador da Ordem de N. S. da Conceição de Villa Viçosa, e da Imperial Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Em campo vermelho, uma banda de azul coticada de oiro, carregada de treis flôres de liz do mesmo, entre dois carneiros de prata, armados de oiro. Timbre: um carneiro do escudo. CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TIULOS: Barão com grandeza por decreto de 14 de Outubro de 1825. Conde por decreto de 12 de Outubro de 1826.