As Doutoras/I/XII

Wikisource, a biblioteca livre


Personagens: OS MESMOS e a DIRETORA do GRÊMIO FEMININO

Personagens: SACERDOTISAS DE EUTERPE

DIRETORA (Entrando acompanhada pela banda de música de raparigas em cujo estandarte se vê a seguinte inscrição: G. M. Sacerdotisas de Euterpe.) — A gratidão, senhora, é a moeda dos pobres. A sociedade musical Grêmio Sacerdotisas de Euterpe deixaria de cumprir com o mais sagrado dos deveres, se não viesse hoje, no dia em que se realizam os vossos sonhos dourados, dar-vos um público testemunho do quanto vos deve pelos serviços que generosamente tendes prestado a cada uma de nós, (Praxedes limpa as lágrimas.) na epidemia que desgraçadamente está assolando esta cidade. (Entregando a Luísa um rolo de papel.) Aceitai, portanto, ilustre doutora, como homenagem ao vosso brilhante talento (Praxedes soluça.) e às qualidades morais que vos ornam, o diploma de sócia benemérita da nossa modesta associação. (Manuel soluça.) Viva a Doutora Luísa Praxedes!

TODOS — Viva! (Toca a música.)

LUÍSA — Não tenho, infelizmente, recursos oratórios para responder à manifestação com que acabo de ser surpreendida e que assaz me penhora. Peço à Senhora Doutora Carlota de Aguiar que com o seu verbo eloqüente seja a intérprete dos meus sentimentos.

DR. PEREIRA e MARTINS — Muito bem!

CARLOTA — Minhas senhoras! (Conserta a garganta.) Flutua-me no cérebro um ponto de interrogação: estará a mulher destinada nos últimos estertores do século que finda a devassar os arcanos de todas as atividades que lhe têm sido roubadas pelo monopólio sacrílego das aspirações e vaidades masculinas? Aquela que neste momento tão indignamente represento...

TODOS — Não apoiado.

CARLOTA — Vós, as congregadas da harmonia, e eu, a mais humilde paladina desta conquista santa de direitos, poderemos responder à fatídica interrogação? Sim! A mulher caminha, a mulher conquista, a mulher vencerá. Um viva pois, à Doutora Luísa Praxedes que simboliza a consubstanciação da vitória brilhante.

TODOS (Menos Luísa e Maria.) — Viva. (Música.)

MANUEL (A todos.) — Vindo assistir ao grau de minha filha, eu vos convido também, meus senhores e minhas senhoras, para que abrilhanteis com a vossa presença a cerimônia do casamento que terá lugar logo depois daquele ato na Igreja de São José.

A DIRETORA — Viva a Doutora Luísa Praxedes!

TODOS (Menos Luísa.) — Viva!

(Toca a música e desfilam todos saindo pelo fundo.)

(Cai o pano.)

FIM DO PRIMEIRO ATO