As Mulheres de Mantilha/XXIX

Wikisource, a biblioteca livre

XXVIII

Satisfeito dos obsequios que recebera, o Vice-Rei voltára com tudo da sua visita prooccupado e entregue á pesadas reflexões: o homem da sua confiança era objecto de reprovação geral e Jeronymo Lirio, um typo de austeridade e honradez o apontára como criminoso e fatal ao vice-reinado, e, muito mais ainda, assignalára com respeito, mas tão claramente, o desmazelo do chefe do governo da colonia que chegára á prometter o casamento de sua filha, se elle, o Vice-Rei vigiando melhor o seu ajudante official da sala, não reconhecesse em dous mezes a indignidade deste, e a propria e reprehensivel cegueira.

O conde duvidava sempre: os velhos são teimosos por vaidade, e afferrados á suas affeições por fraqueza; mas a franqueza nobre de Jeronymo, e o compromisso por este tomado o obrigava também á vencer, á domar os seus sentimentos de sympathia, favor e confiança que tanto aproveitavão á Alexandre Cardoso no dizer de todos. Disposto, decidido á pôr em acção a mais apurada vigilancia e esmerilhado estudo dos negocios, subia as escadas do palacio, quando ouvio o dobre dos sinos, annunciando incendio, e logo ordenou que de novo lhe trouxessem o mesmo cavallo, em que chegára, ou que immediatamente cellassem outro.

Cinco minutos erão apenas passados e o Vice-Rei ia montar á cavallo apezar da idade e da fadiga; mas um soldado de cavallaria chegou á correr, trazendo uma communicação verbal de Alexandre Cardoso, segundo a qual o incendio era de pouca importancia, devorava uma pequena casa isolada no fim da praia de Santa Luzia o todas as providencias estavão já tomadas.

O conde da Cunha, abençoando ainda uma vez a actividade do seu ajudante official da sala que o poupava á tantos incommodos, tornou á subir as escadas, e despedindo os criados e dispensando a cêa, retirou-se para o seu quarto, sendo apenas acompanhado pelo seu criado particular, o velho soldado que o servira em Mazagão, o seguira para Angola, e em seu serviço viera tambem para o Brasil.

Era, já ficou dito, um homem rude, analphabeto , mas fiel e dedicado, e que apezar dos seus sessenta annos valia dez moços em bravura, e um leão em força. Era Angola escapára milagrosamente á uma febre perniciosa com derramamento cerebral; ficára porém mudo em consequencia de paralysia da lingua.

Graciano, que assim se chamava o criado mudo, apenas chegou ao gabinete do amo, entregou-lhe uma carta.

Conhecido como exclusiva e, por assim dizer, religiosamente dedicado ao conde da Cunha, Graciano era de ordinario o portador escolhido para certas cartas anonymas, que por diversos e variados ardiz lhe chegavão ás mãos sem que se atraiçoasse ou descobrisse quem as escrevia.

O Vice-Rei abrio e leu a que acabava de receber, e que dizia o seguinte: « Cego e surdo Vice-Rei: é força que se anticipe o meu relatorio da semana que apenas começa, para dar-te duas noticias e uma prevenção: eis as noticias: Alexandre Cardoso hontem á noite jogou doudamente a banca era má companhia na casa da cortezã audaciosa que por elle governa como Vice-Rei de toucado e leque. — A's nove horas da noite foi entregue á Alexandre Cardoso na casa immoral uma carta de um dos criados do Vice-Uei de calções, annunciando-lhe que este recebera em suspeitosa audiencia o velho negociante Jeronymo Lirio, e o official da sala deixou pracepitadameote o jogo, e sahio para informar-se miudamente do que se passára.— Limitão-se á estas as minhas noticias do passado que foi hontem : agora receba o cego e surdo Vice-Rei de calções a prevenção de um crime que se projecta. Na noute de hoje ou em alguma das mais proximas será incendiada a pequena casa do carpinteiro Marcos Fulgencio na praia de Santa Luzia, e aproveitando a desordem e a confusão que sempre se observão nos incendios Alexandre Cardoso ou raptará ou violentará a honesta filha do pobre carpinteiro. — Parabens ao cego e surdo Vice-Rei de calções por estas flores do seu Více-Reinado.— Post. Scriptum: a cortezã Vice-Rei de toucado e leque começa a resentir-se do arrefecimento da paixão de Alexandre Cardoso, e solicita aproveita a luz do seu occaso para arranjar os últimos afilhados (que promettem pagar bem) em empregos e em postos dos novos terços criados.— Adeus e até breve, cego e surdo Vice-Rei.— Alma do outro mundo. »

O conde da Cunha amarrotou com raiva a carta insolente, apertando-a na mão; empressionado porém pela prévia noticia do incendio, perguntou ao criado:

— A que horas te derão esta carta?

Graciano levantou a mão direita, estendendo os cincos dedos, o logo a esquerda, estendendo sómente tres.

— A's oito horas?

O mudo fez com a cabeça signal afirmativo.

— Foi prévia a noticia; murmurou o Vice-Rei. E tendo reflectido alguns momentos, disse a Graciano.

— Faze que se tranquem todas as portas, e que todos se recolhão á seus quartos para dormir, e volta.

Um quarto de hora depois Graciano de novo se apresentou.

— Tudo está fechado? perguntou o conde.

O mudo respondeu que sim com o movimento da cabeça.

O Vice-Rei atirou á Graciano uma capa que podia envolve-lo todo, cobriu-se com outra igual em dimensões, tomou um chapéo modesto e commum, e disse ao criado:

— Segue-me.

Esquecendo que fallava a um mudo, accrescentou:

— Nem uma palavra.... silencio.

Graciano sorriu-se melancolicamente.

O conde da Cunha marchou adiante, atravessou pé por pé uma sala, desceu á uma area interior do palacio, e indo direito á uma porta que se achava trancada, tirou do bolso uma chave, abriu a porta e sahiu seguido por Graciano, tomando a direcção da praia de Santa Luzia.

Graciano movia com a cabeça, como se comsigo fallasse, e parecia dizer:

— Já era tempo.