Contos Populares Portuguezes/Os simplorios

Wikisource, a biblioteca livre
LIII


OS SIMPLORIOS


Era uma vez uns paes que tinham tres filhas faltas da pinha; vinha lá um rapaz que queria casar com uma d'ellas, mas nem o pae nem a mãe queriam que ellas fallassem para lhe não conhecerem a toleima. Disse uma deante do namorado: «Oh fulana! o caldo vae-se». Disse a outra: «Tira-le o telo e mete-le a toler». «Disse minha mãe que não fallasses tu.» Depois disse elle: «Pois bem, temos entendido; já estou ao facto de quem vocês são; adeus; eu cá vou-me embora.»

A mãe ficou zangada e um dia levou as duas filhas que fallavam mais mal e deixou a que fallava menos mal em casa, para fallar a um namorado que tinha e disse-lhe: «Olha ahi vem um rapaz para te vêr e tu põe uma rocada grande na roca e põe-te a fiar para elle se agradar de ti e se elle disser: «Oh que rica fiadeira!» tu dize: Eu d'estas despejo sete ao dia.»

A rapariguinha assim que a mãe saiu pousou a roca; foi á adega; trouxe uma infusa de vinho de meia canada para comer umas sopas; fel-as n'uma tijella grande e n'isto chegou o rapaz. Assim que elle chegou e disse: «Adeus, menina» disse ella; «Olhe que eu d'estas despejo sete ao dia.» Elle disse: «Será da sua cuba, que não da minha.» E foi-se embora.

Depois ao deante fallou-se n'outro casamento com que era pouco mais fino que ella; ajustou-se tudo e um dia elle veio buscal-a a casa para se ir receber. Emquanto a noiva se foi preparar, elle deu volta e achou um porrão com mel; metteu-lhe um dedo e lambeu; achou doce; metteu a mão toda e não a pôde tirar; chamaram-n'o que a noiva estava prompta e elle lá vae para a egreja com a mão mettida no porrão. Chegou á egreja; o padre perguntou-lhe se era vontade d'elle casar e elle disse que já devia ser ha muito. «Pois então dê-me cá a sua mão direita». «E vocemecê não remedeia com a esquerda?» «Você tem a direita quebrada?» «Não, senhor, mas está occupada». «Deixe cá ver. Olhe; isso, faça assim» e o abbade abanou com a mão. O outro assim fez e bateu com o porrão na cabeça do abbade; este gritou «aque d'elrei» e houve grande barulho e desmanchou-se o casamento.

(Ourilhe).