Declaração do Barão de Caxias anunciando o fim da Revolução Farroupilha

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Declaração do Barão de Caxias anunciando o fim da Revolução Farroupilha)
por Luís Alves de Lima e Silva
Documento redigido pelo Duque de Caxias, à época barão, sobre o fim da Guerra dos Farrapos. Escrito em 1845 e abrigado no Arquivo Nacional.
Rio-Grandenses!

He sem duvida para mim, de inexplicavel prazer, o ter de annunciar-vos, que a guerra civil, que faz mais de nove annos devastou esta bella Provincia, está terminada!

Os irmãos contra quem combatiamos, estão hoje congratulados com nosco, e já obedecem ao legitimo Governo do Imperio Brazileiro.

Sua Magestade O Imperador, Ordena por Decreto de 18 de Dezembro de 1844, o esquecimento do paſsado, e mui positivamente recomenda no mesmo Decreto, que taes Brazileiros, não sejão judicialmente, nem por qualquer outra maneira perseguidos, ou inquietados pelos actos que tenhão sido praticados durante o tempo da revolução. Esta Magnanima Deliberação do Monarcha Brazileiro, ha-de ser religiosamente cumprida; eu o prometto sob minha palavra de honra.

Numa só vontade nos una Rio-Grandenses!

Maldição eterna a quem ousar recordar-se das diſsenções paſsadas. União e tranquillidade seja de hoje em diante noſsa Diviza.

Viva a Religiao!

Viva o Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil.

Viva a Integridade do Imperio.


Quartel General da Presidencia e do Comando em Chefe do Exercito no Campo de Alexandre Simões, margem direita do Sta. Maria, 1.° de Março de 1845.

Barão de Caxias