Diccionario Bibliographico Brazileiro/Affonso José dos Santos

Wikisource, a biblioteca livre

Affonso José dos Santos— Nasceu na capital da Bahia a 16 de dezembro de 1857, sendo seus paes o pharmaceutico Luiz José dos Santos e dona Carlota Candida Cardim dos Santos.

Fez todo curso da faculdade de medicina de sua provincia, recebendo o gráo do doutor em 1881; dedicou-se ao magisterio particular, desde o segundo anno do dito curso, leccionando francez, geographia, historia e cosmographia; a acha-se em serviço do ministerio da guerra, como medico da colonia militar Alto Uruguay.

Escreveu:

Regimen sanitario: these inaugural. Bahia, 1881, 208 pags. in-4º — Comprehende, além da dissertação, proposições sobre: Exhumações juridicas; tumores brancos e seu tratamento; hygiene das profissões.

Cultivou com paixão a litteratura antes de estudar medicina; escreveu diversos artigos na imprensa diaria, como uma biographia de José de Alencar, publicada no Monitor da Feira de Sant’Anna, e outros no Diario da Bahia, no Diario de Noticias, no Pequeno Jornal e no periodico Bahia, que elle redigira em 1881; deixando de continuar por fallecimento do proprietario, e por cessar a publicação.

Conserva ineditas:

Lyra critico-domestica: collecção de poesias, pela maior parte em estylo humoristico.

Olivia: drama em quatro actos.

Bôdas do doutor Duarte: comedia em dous actos, extrahida da obra de igual titulo de Machado de Assis.

Contos familiares: collecção do romancetes — Destes entretanto foram publicados dous, que são:

Pobre quando vê muita esmola.... — no Diario de Noticias 1878.

Agua molle em pedra dura.... — no Bahia, 1881.