Diccionario Bibliographico Brazileiro/Agostinho Ermelindo de Leão

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agostinho Ermelindo de Leão — Filho do desembargador Agostinho Ermelindo de Leão, e sobrinho do conselheiro Manoel Messias de Leão, ambos fallecidos, nasceu na cidade da Bahia.

Formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de Pernambuco, entrou na classe da magistratura com o logar de juiz municipal de Olinda; d'ahi passou a juiz de direito de Caçapava, e desta comarca para a capital da provincia do Paraná, onde tem exercido interinamente o cargo de chefe de policia, e tem administrado a provincia, como vice-presidente.

Escreveu:

Indice alphabetico das leis, actos e regulamentos da provincia do Paraná até o anno de 1874, com a relação de todos os deputados provinciaes, presidentes e vice-presidentes da provincia e secretarios do governo até 1875. Rio de Janeiro, 1875, in-4.º

Catalogo dos diversos productos da exposição provincial do Paraná, inaugurada a 25 de abril de 1875 na cidade de Coritiba. Rio de Janeiro, 1875 — É um volume de 250 paginas, offerecido a sua alteza imperial o Conde d'Eu, e aos demais membros da commissão superior, por cuja ordem foi impresso, sendo assignado tambem pelos membros da commissão provincial, bacharel João José Pedroza, secretario, doutor José Candido da Silva Muricy, Joaquim Lourenço de Sá Ribas e Joaquim José Bellarmino Bittencourt. Era o autor, então, administrador do Paraná, em cujo caracter contribuiu poderosamente para a mesma exposição.