Diccionario Bibliographico Brazileiro/Alcides Lima

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Bibliographico Brazileiro por Sacramento Blake
Alcides Lima


Alcides Lima — Natural da provincia do Rio Grande do Sul, nasceu na cidade de Bagé a 11 de Outubro de 1859.

É bacharel em sciencias sociass e juridicas pela faculdade de S. Paulo, cujo grau recebeu a 12 de novembro de 1882; socio do club Vinte de Setembro, do club republicano Academico, e do Centro abolicionista desta provincia, tendo nestas associações exercido, por eleição, o cargo de presidente.

Escreveu:

Historia popular do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1882 — Os estudantes rio-grandenses do club Vinte de Setembro, resolvendo commemorar a republica rio-grandense de 1835 com a publicação de uma obra sobre a provincia, escolheram Alcides Lima para escrever a historia da mesma provincia até esta época, e Assis Brazil para a continuação da mesma historia até 1845. (Veja-se Francisco Joaquim de Assis Brazil.)

Discurso inaugural pronunciado no dia 20 de setembro de 1881 na fundação do club Vinte de Setembro S. Paulo, 1881.

Além destas obras, escreveu, sendo estudante, folhetins e artigos de critica litteraria na Tribuna Liberal, na Provincia de S. Paulo, em outros jornaes do Rio-Grande e redigiu:

O Federalista: periodico republicano. Redactores, Alberto Salles, Pedro Lessa, Alcides Lima. S. Paulo, 1880 — Sabia mensalmente, in-folio.

A Republica: orgão do club republicano Academico. S. Paulo — Esta publicação teve começo em 1876, sendo redigida por diversos academicos até 1881, anno em que Alcides Lima tomou a si a redacção.