Diccionario Bibliographico Brazileiro/Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento

Wikisource, a biblioteca livre

Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, 1º Visconde do Banho - Nasceu na cidade de S. Salvador, capital da Bahia, a 11 de abril de 1786, e falleceu a 16 de abril de 1840.

Fez todos os seus estudos em Portugal até formar-se em leis na universidade de Coimbra, e seguindo a carreira damagistratura, nella exerceu diversos cargos atê o de desembargador da relação do Porto, e Conselheiro do supremo tribunal de justiça.

Foi deputado ás côrtes de 1821 ao 1826, par do reino, commendador da ordem de N. S. da Conceição da Villa-Viçosa, e grã-cruz da de Izabel a Catholica, de Hespanha. Foi um orador notavel e de grande erudição, como se deprehende de seus discursos constantes do diario das respectivas camaras, e da galeria das côrtes geraes extraordinarias da nação portugueza de 1822.

Escreveu:

- Russel d'Albuquerque: conto moral por um portuguez. Cintra. 1833 - No final deste livro se vê que elie foi publicado em Londres, e não em Cintra, e com effeito o autor o escreveu em Londres, quando ahi se achava durante o periodo de sua emigração que teve logar em 1828 com os membros da junta do governo, de que fizera parte.

- Apontamentos geraes para o systema provisional de publica administração logo que seja restaurada a legitima autoridade da rainha fidelissima, a senhora dona Maria II. Lisboa, 1833.

Consta que deixara ineditas outras obras.