Diccionario Bibliographico Brazileiro/Alfredo Piragibe

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Bibliographico Brazileiro por Sacramento Blake
Alfredo Piragibe


Alfredo Piragibe — Filho do brigadeiro Vicente Ferreira da Costa Piragibe e de dona Candida Jesuina da Costa Piragibe, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 9 de junho de 1847, recebeu o grau de bacharel em lettras no imperial collegio de Pedro II em dezembro de 1864, e o grau de doutor em medicina na faculdade do Rio de Janeiro em 1870.

Exerceu o cargo de vaccinador supranumerario do instituto vaccinico do imperio de 1872 até 1878; é cavalleiro da ordem de Christo de Portugal por serviços medicos prestados a subditos deste reino; é membro do instituto historico e geographico do Brazil, e da academia imperial de medicina.

Escreveu:

Do rheumatismo e seu tratamento: dissertação, seguida de proposições sobre: Aborto criminoso; Indicações e contra-indicações dos saes de quinino nas pyrexias mais frequentes no Rio de Janeiro; o Ferimentos por armas de fogo: these inaugural. Rio de Janeiro, 1870.

- Breves considerações sobre a vaccina: memoria apresentada à academia imperial de medicina. Rio de Janeiro, 1873.

- Communicações sobre a vaccina, feitas á academia imperial de medicina do Rio de Janeiro durante o annO de 1875. Rio de Janeiro, 1876 - Contém este volume: Movimento do posto vaccinico da parochia do Engenho Velho, municipio neutro, de 1873 a 1874; Idem idem de 1874 a 1875; Da inoculação variolica post vaccinam; Dous casos de variola, se manifestando pouco depois da vaccinação.

- Noticia historica sobre a legislação sanitaria do imperio do Brazil desde 1822 ate 1878. Rio de Janeiro, 1881 in-8.º - Foi apresentada ao instituto historico e lhe deu entrada no mesmo instituto.