Diccionario Bibliographico Brazileiro/Alfredo do Valle Cabral

Wikisource, a biblioteca livre

Alfredo do Valle Cabral- E' natural da cidade de S. Salvador, capital da Bahia.

Moço, dotado de muita actividade e dispsição para o estudo e de talento, tem sabido utilisar-se da posição que occupava de official da bibliotheca nacional da côrte, de que é hoje chefe de secção, para colleccionar diversos trabalhos importantes, sobretudo em relação á historia patria, e por occasião da exposição, celebrada em 1881, taes foram seus serviços, que foi condecorado com o officialato da ordem da Rosa.

Tem publicado:

- Catalogo dos manuscriptos da biblotheca nacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1878. Dous volumes - Assignam esta obra o doutor José Alexandre Teixeira de Mello e Alfredo do Valle Cabral. Constitue este catalogo o 4º e 5º volumes dos annaes da mesma bibliotheca. - Bibliographia da lingua tupy ou guarany. Rio de Janeiro, 1880, 81 pags. in-4.º - E' dividida em tres partes.

- Bibliographia camoneana: resenha chronologica das edições das obras de Luiz de Camões, e de suas traducções impressas, tanto umas como outras, em separado. Rio de Jalleiro, 1880.

- Vida e escriptos de José da Silva Lisbôa, Visconde de Cairú. Rio de Janeiro, 1881, 78 pags, in-4º - Sahiu antes na Revista Brazileira, tomo 10º, pags. 151, 228, 359, 458 e seguintes.

- Annaes da imprensa nacional do Rio de Janeiro de 1808 a 1822. Rio de Janeiro, 1882 in-4.º

- Guia do viajante no Rio de Janeiro, acompanhado da planta da cidade, de uma carta das estradas de ferro do Rio depaneiro, Minas e S. Paulo e de uma vista dos Dous irmãos. Rio de Janeiro, 1882, in-12.º

Ha, feita por este autor, uma edição das obras de Gregorio de Mattos e mais alguns artigos em revistas.