Diccionario Bibliographico Brazileiro/André Augusto de Padua Fleury

Wikisource, a biblioteca livre

André Augusto de Padua Fleury - E' natural da provincia de Mato Grosso, e formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo.

Exerceu a advocacia apenas formaodo, depois entrou para a secretaria de estado dos negocios da justiça, onde serviu e foi aposentado no logar de director geral; foi á Europa, commissionado pelo governo afim de estudar os diversos systemas penitenciarios em uso, commissão que satisfez cabalmente, apresentando ao mesmo governo um relatorio de seus estudos; presidiu de 1878 a 1879 a provincia de Santa Catharina e a do Ceará, e representando a de Goyaz na 18ª legislatura, entrou no gabinete de 4 de julho, organisado pelo Visconde de Paranaguá, para a pasta da agricultura, commercio e obras publicas, da qual pediu exoneração por não ser reeleito deputado.

E' do conselho de sua magestade o Imperador, presidente da directoria da companhia Brazil industrial e foi nomeado ultimamente director da faculdade de direito de S. Paulo.

Escreveu:

- O presidio de Fernando de Noronha e as nossas prisoes. Rio de Janeiro, 1880, in-4° - E uma obra de grande merito na opinião dos mais competentes na materia.

-Discurso pronunciado na camara dos senhores deputados na sessão de 10 de maio de 1882 na discussão do orçamento da agricultura. Rio de Janeiro, 1882.