Diccionario Bibliographico Brazileiro/Annibal Falcão

Wikisource, a biblioteca livre

Annibal Falcão - Nasceu na provincia de Pernambuco, ahi fez seus estudos de humanidades, e todo o curso de sciencias sociaes e juridicas, de que recebeu o grau de bacharel. Ainda estudante da faculdade de direito dedicou-se e exerce a arte tachigraphica, e cultiva com muito gosto a litteratura, não só a nacional, como a européa.

Esereveu:

- O Diabo a quatro: revista infernal. Recife... in-fol. com caricaturas - Esta revista, fundada e redigida por Annibal Falcão, tendo por companheiro A. de Souza Pinto e outros, é escripta com talento e graça. - O doutor Alberto: drama em tres actos. Pernambuco, 1878 - Este drama não foi levado á scena por haver a policia prohibido a representação. O livro é precedido do retrato do autor e de uma introducção escripta por seu collega Antonio de Souza Pinto.

- O Marquez de Luçay: phantasia - publicada em folhetins na primitiva Gazetinha do Rio de Janeiro. Esta composição é um primor litterario.

- O doutor Jacobus - inedito. E' uma epopéa gigantesca na opinião de um litterato que viu o livro manuscripto, na qual, procurando o autor symbolisar a evolução da humanidade, como Quínet em seu monumental Ashaverus, as prosopopéas se cruzam talvez um pouco profusamente demais. Desse trabalho de uma imaginação verdadeiramente oriental, vi dous fragmentos, um publicado na Revista Brazileira, e outro no album de um seu amigo, J. Z. Rangel de S. Paio.