Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Martins Pinheiro

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Martins Pinheiro — Filho do bem conhecido cirurgião Antonio Martins Pinheiro e de dona Albina Maria Pinheiro, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 12 de junho de 1824, e pela faculdade de medicina desta cidade foi graduado doutor em 1848. Serviu alguns annos o cargo de inspector da limpeza publica; é medico da visita do porto, veador de sua magestade a Imperatriz, official da ordem da Roza, commendador da de Christo, e escreveu:

Dissertação sobre a histeria: these apresentada à faculdade de medicina do Rio de Janeiro a 15 de dezembro de 1848. Rio de Janeiro, 1848. Cultivando desda muito joven a musica, que executa ao piano, instrumento seu predilecto, tem composto diversas peças, e d’entre as que tem publicado conheço :

- Tarantella napolitana para piano - Esta peça foi composta tambem a quatro mãos, e faz parte da coUecção intitulada Les deux pianistes, impressa por Arthur Napoleão.

- Carlina: grande walsa, para piano.

- Gaúcha: idem, idem.

- Experiencia: walsa brilhante, idem.

- O raio: galope de bravura, idem.

- Vaidoza: polka caracteristica, idem.

- Amor funesto: recitativo, idem - Todas estas peças e talvez outras que não conheço, foram impressas por Arthur Napoleão.