Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Moniz de Souza

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Bibliographico Brazileiro por Sacramento Blake
Antonio Moniz de Souza


Antonio Moniz de Souza - Nasceu em Sergipe pelo anno de 1790 e falleceu depois de 1840. Foi agricultor, ou criador; accrescentava a seu nome o titulo de homem da natureza, tornando-se assim mais conhecido, e escreveu:

Viagem e observações de um brazileiro que, desejando ser util a sua patria, se dedicou a estudar os usos e costumes de seus patricios e os tres reinos da natureza em varios logares e sertões do Brazil, offerecidos à nação brazileira. Tomo primeiro. Rio de Janeiro, 1834, 218 pags. in-8º — Neste livro acha-se uma breve noticia. sobre a revolução do Brazil em 1821 nas provincias da Bahia, Sergipe e Alagôas. Não se publicou segundo tomo. Maximas e pensamentos praticados por Antonio Moniz de Souza, o homem da natureeza, pelos sertões do Brazil desde 1812 até 1840, publicados por um seu amigo. Nitheroy, 1845.

Descobertas curiosas que nos reinos vegetal, animal e mineral por sitios e sertões varios das brazilicas provincias da Bahia, Sergipe e Alagoas fez o capitão Antonio Moniz de Souza e Oliveira — O manuscripto desta obra, datado da Bahia, 1824, foi offerecido ao instituto historico e geographico brazileiro em 1846 pelo coronel Ignacio Accioli de Cerqueira e Silva, Acredito que este capitão Souza e Oliveira não seja outro, senão o mesmo Antonio Moniz de Souza, o homem da natureza. A época em que viveu, os logares que percorreu, tudo o faz crer.