Diccionario Bibliographico Brazileiro/Constantino José Gomes de Souza

Wikisource, a biblioteca livre

Constantino José Gomes de Souza — Filho de José Maria Gomes de Souza, nasceu em 1827 na antiga provincia de Sergipe, e falleceu a 2 de setembro de 1875 no Rio de Janeiro. Na capital da Bahia fez os estudos de humanidades, e matriculou-se na faculdade de medicina, cujo curso veiu concluir na do Rio de Janeiro, onde recebeu o gráo de doutor em 1853. Estabelecendo-se nesta cidade, luctou constantemente com a adversidade — e tanto, que falleceu em completo abandono, victima de uma congestão cerebral, não se encontrando em sua casa com que se lhe fazer o enterro. Desde estudante na Bahia foi muito applicado á litteratura, cultivando-a com successo em todos os generos, e escreveu:

Quaes são as causas da morte subita? Qual é, e qual deve ser a nossa legislação relativa aos mortos? (dissertação); Signaes e tratamento das feridas envenenadas (idem); Da albuminuria (proposições). Rio de Janeiro, 1853, in-4° — E’ sua these inaugural.

A filha do salineiro: drama. Rio de Janeiro, 185*.

O espectro da floresta: drama. Rio de Janeiro, 1854 in-8° — Foi pela primeira vez representado em julho deste anno no theatro S. Pedro de Alcantara.

O engeitado: drama original brazileiro em tres actos, representado pela primeira vez a 4 de dezembro de 1860 no theatro S. Pedro de Alcantara. Rio de Janeiro, 1861, 134 pags. in-8°

Os tres companheiros: drama em quatro actos. Rio de Janeiro, 1861, in-8°.

Vingança por vingança: drama original em quatro actos. Rio de Janeiro, 1869, 134 pags. in-8°.

Os libertinos: drama — Creio que não foi impresso.

Os ladrões titulares: drama — Idem.

O desengano: romance brazileiro. Rio de Janeiro, 1871, io-8.°

A filha sem mãi: romance brazileiro. Rio de Janeiro, 1873, in-8°.

O cego: romance — Foi publicado pela Illustração Brazileira depois da morte do autor.

Hymnos de minha alma: poesias. Rio de Janeiro, 1851, 282 pags. in-8° gr — Contém o livro 39 poesias diversas e mais: O indio mysterioso (poemeto) e O mendigo, romance em verso. Fundou e redigiu:

Epoca Litteraria: periodico scientifico, litterario, historico e de bellas-artes, redigido por uma associação e debaixo da direcção de Constantino José Gomes de Souza. Bahia, 1849-1850, in-4°.

A Grinalda: revista semanal, litteraria e recreativa. Rio de Janeiro, 1861, in-8° — Publicou, além disto, em diversas revistas, desde estudante, escriptos em prosa e em verso, como:

Palmira, ou a ceguinba brazileira: — critica litteraria do romance em verso de igual titulo, do doutor Francisco Bonifacio de Abreu, inserta no Atheneu, periodico scientifico e litterario, Bahia, 1849, pags. 55 e seguintes.

Alfeno e Clorinda: romance (em verso) — no Crepusculo, periodico instructivo e moral. Bahia, tomo l°, 1845, ns. 1 e 2.

A consolação, ode; o Escravo, poesia; a Rosa e as flores murchas, fabula; a Voz da consciencia, ode — no mesmo periodico tomo l°, n. 2, e tomo 2° , ns. 15, 19 e 24.