Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva/1
Admirandus est is, qui semper, non qui quotannis est justus.
Agidit dieta Plutarchi apophthegmata, pag. 100. a linea 8.»
Escrever a vida d'um homem que já transpoz os umbraes da eternidade é missão augusta e melindrosa, e que amiudadas vezes pára a mão daquelle que desenha as scenas em que representou um papel proeminente o finado; por que, quiçá encoberto com um manto invisivel, assiste silencioso na solidão das vigilias â mesa do seu biographo.
Essa sombra do amigo, a quem na vida da terra professei calorosa amizade, acha-se n'este mesmo momento detràs da minha cadeira apontando com o seu descarnado dedo os documentos que tenho á vista para esboçar estas desalinhadas paginas de sua existencia mortal.
Não temais, bom amigo, não offenderei a vossa modestia, — qualidade que vos distinguia eminentemente n'este mundo dos orgulhosos, — julgar-vos-hei segundo as vossas obras: e se não me é outorgado fazer-vos justiça igual áquella em que aprouve a Deos galardoar as vossas virtudes, ao menos depositarei reverente nos degráos da vossa tumba uma corôa de adelfa salpicada de saúdades e orvalhada de lagrimas sinceras.
A vida de José Maria Velho da Silva não é uma d'essas existencias ruidosas que chamam a attenção d'um grupo politico; ou que fazem echoar com palavras de immortaíidade as abobadas dos atheneus e dos salões litterarios; ou que enardecem o enthusiasmo dos irmãos d'armas, não: José Maria Velho da Silva passou por este valle de lagrimas — modesto, sem ruido, sem ostentação — a guisa d'essas aguas cristalinas que cruzam grandes distancias fecundando as mesmas plantas e empinadas arvores que as abafam com a sua exhuberante folhagem, e que só revelam o precioso cabedal dos seus raudaes ao olhar escrutador que contempla a sua entrada no mar da eternidade — copiosas de virtudes e ricas de abnegação e aromaticos perfumes.
Dedicação, honestidade, modestia, abnegação e o mais estricto cumprimento dos seus deveres, como pai, esposo, cidadão, servidor dos seus reis e amigo, eis-ahi as coroas, os triumphos, as grinaldas com que entrou no sepulchro, e que não pódem ser murchadas pelo tempo, pelo esquecimento da terra, nem mesmo pela morte que guarda os seus restos mortaes.
Ha na vida dos homens certos preliminares, certos preludios, que são como o esboço da realidade.
Esses mesmos dotes foram a primordial causa de que o governo da metropoli portugueza, nos fins do anno 1794, nomeasse o dito commendador para desempenhar o espinhoso encargo de examinar e estudar o systema e andamento das differentes alfandegas do continente europeu. O simples facto de ser chamado o illustrado Francisco Velho da Silva, na mencionada época, d'um dos mais remotos pontos das possessões portuguezas de além-mar para o desempenho de tão melindrosa quão transcendente commissão prova exhuberantemente que os seus conhecimentos economico-politicos eram vastos; e que o merecimento real é como a chamma que sohresahe no horizonte por afastado que se ache o lugar onde arde. Em consequencia, pois, das ordens recebidas de Lisboa partiu o commendador Velho da Silva para a metropoli lusitana, acompanhado de sua esposa, D. Josepha Ximenez Velho da Silva, e de seus dez filhos, nascidos quasi todos na supramencionada provincia de S. Pedro do Rio Grande do Sul.
O futuro conselheiro José Maria Velho da Silva não existia ainda se não como o fructo que escondem mysteriosamente as petalas ou a corolla da flor que o produz; porémsulcava já os mares e experimentava os incommodos e contratempos da navegação.
Esses vaivens do mar, essas vagas encapelladas, essa continuada ameaça dos elementos contra o fragil lenho que, afastando-o das costas brasileiras, ás lusitanas praias o encaminhava, eram o symbolo dos embates que devia soffrer a sua existencia no tormentoso pelago d'este mundo.
Em 26 de Janeiro de 1795 ancorou o baixel, que conduziu o commendador e a sua numerosa familia, nas aguas do Tejo, e dous dias depois viu a luz o menino José Maria, abrindo os olhos na velha Europa aquelle que de Deus os tinha recebido no joven Brasil.
A demora do commendador em Lisboa foi de curta duração— o tempo estrictamente necessario para receber as instrucções do governo real a respeito da sua commissão, e immediatamente sarpou para Cadiz, onde devia encetar a sua espinhosa o honrada commissão.
Em Cadiz— que era então o imporio do grande commercio das índias Occidentaes— nascera D. Josepha Ximenez Velho da Silva, mãe de José Maria, senhora que enumerava entre os seus antepassados o cardeal-arcebispo de Toledo Francisco Ximenezde Cisneros, eminente estadista, confessor da grande Isabel de Castella, administrador d'aquella'parte da monarchia dos reis catholicos, a quem deveu a coroa Carlos V d'Allemanha e I de Hespanha, e cujo eminente serviço pagou aquelle monarcha, aliás magnanimo, com ingratidão, causando a morte do venerando prelado-estadista em 1517.
N'essa mesma bella cidade, cujo berço esconde-se entre as nebulosas tradições dos tempos phenicios, foi baptisado José Maria a 28 de Maio de 1795, quatro mezes depois do seu nascimento. Apenas tinha recebido o menino as aguas baptismaes continuou o commendador a sua viagem em prosecução, dos estudos de que fora encarregado pelo governo metro politano.
Os mezes e mesmo os annos váavam nas azas do tempo: o commendador Francisco Velho da Silva recorria o continente europeu, entretanto que a sua virtuosa e nobre consorte via crescer perto do seu regaço os onze filhos que aprouve ao Céo dar-lhe para consolai a na ausencia do seu caro esposo.Em 1800—época aziaga para muitos povos do littoral europeu— invadiu aquellas comarcas uma mortifera enfermidade, conhecida vulgarmente pelo nome de peste, e n'estas criticas circumstancias apresentou-se no seio da sua familia o commendador Velho da Silva, depois de cinco annos de saudosa ausencia.
« Potentes potenter tormenta passuri sunt, » dizem as sagradas paginas, e esta sentença divina foi executada com estricta religiosidade na pessoa de D. Josepha Ximenez Velho da Silva.
Denomina ainda hoje por tradição a sua família santa a mãe do finado conselheiro José Maria, e na verdade santas e angélicas deviam ser as qualidades d'aquella que passou pelas provações que vou narrar, sem mostrar a fraqueza do seu sexo.
Húmidos estavam ainda os olhos dos consortes, e as faces dos filhos pelo jubilo que n'elles causou a presença do chefe da familia ; ainda palpitava o coração de todos pelas emoções santas do abraço do marido e da benção do pai, quando— os arcanos da Providencia são insondaveis !— a morte inexorável, sem se compadecer da fraqueza da esposa e da mãe, nem da innocente orfandade dos filhos descarregou o golpe tremendo e cortou em poucas horas o fio da vida do commendador e de cinco dos seus filhos, victimas todos do contagio que ceifava desapiedado as vidas dos habitantes da cidade de Cadiz, abismada na desolação.
« Potentes potenter tormenta passuri sunt. »
A virtuosa mãe de José Maria— contava este então Cinco annos d'idade— achou-se isolada no mundo, sem seu marido e cinco filhos, com seis orfãos, que a olhavam como asua unica ancora na'quella borrasca com a morte batendoà porta e com ura horizonte tão nebuloso como a incer teza do futuro.
E'innegavel que essas almas poderosas, a quem Deus prova com afflicções poderosamente tormentosas, são d'uma tempera privilegiada, capazes de devorar no silencio da resignação os pezares, immolando-se nas aras dos seus de veres.
A descendente dos Ximenez mostrou-se digna do seu sangue: enxugou o pranto, acalmou o coração, e contemplando os seus filhos, especialmente o mais moço de todos elles, José Maria depoz a fraqueza da mulher e revistiu-se da coragem da heroina.
Os seus primeiros cuidados, os seus afans, as suas vigilias foram consagradas á liquidação da caza do seu fallecido esposo, que achava-se onerada de compromissos; e ver se podia salvar alguns restos das suas riquezas para educar os seus seis filhos na ordem em que a sociedade e o seu sangue os tinham collocados.
Pesada era a tarefa para os hombros d'uma mulher; porém, uma Ximenez não succumbia cora facilidade debaixo do peso do infortunio.
O commendador Francisco Velho da Silva tinha herdado de seu pai e de seu avô— o distincto magistrado Diogo Velho da Silva, procurador da çorôa, corte e caza, e membro do tribunal da caza de supplicação, empregos em que tantos e tão relevantes serviços tinha prestado aos reis de Portugal e ao seu paiz— tinha herdado, repito, essa integridade distinctiva dos seus antepassados, esse amor de familia, que é o alicerce do edifício social, essa santa ambição de legar a seus filhos e ã sua esposa senão a folgança do potentado ao menos a invejavel independencia que tantoambicionava Salomão: o homem, porém, propõe e Deus dispõe.
Feita a liquidação dos haveres do finado commôndador, teve a sua viuva a dura prova de que a sua fortuna tinha-se esvaecido pelas perdas immensas que o flagello da epidemia causara nos negocios da caza de seu mallogrado esposo. Pagou com religioso escrupulo as dividas que gravitavam sobre os sobejos da fortuna do commendador, e apresentou-se-lhe a amargosa realidade— a pobreza que batia á porta da sua caza com mão quasi certa e desapiedada.
Que o homem lute com as contrariedades d'este mundo — amiudadas vezes injusto para com os justos,— medonho quadro é; mas é um facto que não deve causar maravilha, sendo que os elementos sociaes depois de 60 seculos ainda não andam equilibrados: que o homem se mostre superior aos revezes da inconstante fortuna, é o dever da sua condição de peregrino n'este valle de falsidades, onde a unica cousa real parece ser a dor; porém que a mulher,— essa planta mimosa e quebradiça, que carece, para viver, do apoio d'um tronco robusto,— resista impavida aos abalamentos do tempestuoso vendaval do mundo, é tão pouco commum como encontrar em meio do oceano um rochedo que desafie as furias dos ventos e das empoladas aguas.
D. Josepha Ximenez Velho da Silva foi essa mulher forte de que falla o livro da Sabedoria, a quem não puderam fazer sossobrar a morte do seu esposo e dos seus cinco filhos, nem o desapparecimento dos seus bens, nem a sua solidão, nem a orfandade dos seus seis filhos, nem as provações que experimentava, nem as difflculdades com que lutava nos
primeiros tempos da viuvez: a sua alma castelhana tinha posto toda a sua esperança na Providencia, e a ancora da sua fé era poderosa como a omnipotencia de Deus.O seu filho José Maria AttraBia principalmente os seus cuidados; sendo queaccrcscentava á condição de ser o mais moço a de ter sido concebido nas suas entranhas aos 49 annos d'idade.
As primicias e o derradeiro fructo da união conjugal,— por motivos naturaes que tiram a sua raiz do coração humano,— gosam d'uma certa preferencia que, sem redundar em menoscabo dos mais filhos, é em vantagem do da paixão e do da amizade calma da idade dos desenganos.
O menino José Maria contava apenas seis annos, e sabia já por propria experiencia o que era soffrer d'espirito, escola sublime que gera heróes, e torna os meninos homens idosos e pensadores.
Seu pai desappareceu como a sombra d'um dos seus sonhos de jubilo innocente: os seus cinco irmãos lhe deixaram a lembrança saudosa dos seus brinquedos de infancia: o bem-estar da sua meninice trocou-se no afan da sua prezada mãe, que misturava as lagrimas do amor materno com as da amargura da viuvez: a sua vida de infantis prazeres trocou-se pelo luto da orfandade.
Educado na escola da sua virtuosa mãe, aprendeu desde os seus mais tenros annos a esperar de Deus o que não pôde aguardar-se dos homens — a paz da consciencia:— aprendeu a amar os seus e os seus semelhantes, a ser severo observador dos seus deveres, a olhar o fausto da terra como um sonho fantastico da fortuna; e mesmo menino como era foi doutrinado por sua mãe no respeito devido á dignidade do seu nascimento, e na sujeição a tudo o que não pudesse manchar o nome que de seus maiores herdara.
Tinha nesta época a virtuosa matrona 55 annos de idade, e, observando que ia a passos accelerados á velhice e talvez ao sepulchro — porque a sorte com seus rudes golpes nosultimos annos tinha solapado o vigor do seu animo e da sua constituição — estreitava a miudo seu filho José Maria nos seus braços, e enxugando com uma mão as lagrimas que assomavam aos seus olhos, cora a outra o apertava contra o seu coração e o entregava mentalmente nas mãosda Providencia.
Deus nunca desattendeu as vozes d'uma mãe, e muito menos as d'uma viuva como D. Josepha. E' tão acanhada a intelligencia do homem que repetidas vezes fica assombrada com o desfecho que a sabedoria divina prepara á situação em que o tem collocado o que omundo chama mui profanamente circumstancias.
Minguadas eram as horas em que vivia a virtuosa viuva do commendador Francisco Velho da Silva, quando um bello dia chegou ás suas mãos uma carta do seu sobrinho Manoel Velho da Silva, pedindo-lhe encarecidamente que lhe outorgasse o especial favor de confiar-lhe o seu Benjamim José Maria, para leval-o ao Brasil, ondo o chamavam seu tio Amaro Velho da Silva, e sua mãe D. Leonarda Maria da Silva Velho, ambos padrinhos do orfão José Maria, estabelecidos vantajosamente no Rio de Janeiro, os quaes desejavam vehementemente incumbirem-se da educação e do futuro de seu afilhado.
As almas sensiveis e incapazes de comprehender os arcanos do coração d'uma mãe poderão só entrever a luta sem rival que experimentaria D. Josepha. O seu estado de saúde contribuia em parte para que o coração da mãe se revoltasse contra a razão. Esta pintava com doces cores a futura felicidade do seu filhinho, no paiz onde devia ter visto a
luz, entregue aos mimos de pessoas tão respeitaveis e endinheiradas, como eram os seus padrinhos: o coração represenlava-Jhe que esta separação era eterna; e então eramulher, era mãe, acobardava-a; a idéa da partida do seu filho mais, moço. e no delirio do amor materno colmava-o de caricias, apertava-o contra seu coração palpitante, banhava-o com seu pranto e repetia balbuciando: « não, não pôde ser; filho dos meus ultimos annos, é impossível!.., »
A razão deixava desafogar os sentimentos da mãe — e d'uma mãe como ella era; — mas logo na solidão da noite, no silencio do repouso da familia, representava-lhe com viveza que uma mãe deve sacrificar até o santo amor da maternidade, que é a parte principal da sua existencia, pela ventura do filho.
A mãe de José Maria era mulher; mas o sangue quecorria pelas suas veias era de heroes, e conseguintemente cedeu a parte fraca á razão : disfarçou a dôr, deu ao filho os conselhos que a sua tenra idade podia guardar no docil coração e na infantil mente, e o entregou nas mãos do seu primo Manoel.
Dizia José Maria nos ultimos annos da sua existencia que nunca podia esquecer o derradeiro adeus da sua mãe; porque aquelle acto pathetico parecia antes uma martyr santa do que uma mulher mortal.
Aqui tem o seu termo a primeira época da, vida do finado conselheiro José Maria Velho da Silva.
Vamos ver o que aconteceu depois.