Estudos em Pessimismo

Wikisource, a biblioteca livre
  • Sobre os Sofrimentos Mundanos
  • Sobre a Vaidade da Existência
  • Sobre o Suicídio
  • Diálogo sobre a Imortalidade
  • Observações Psicológicas

Os Ensaios apresentados aqui compõem uma seleção da obra Parerga de Schopenhauer, trazida à tona sob títulos que não são encontrados no original, e não se aplicam a cada capítulo da mesma. O primeiro ensaio é principalmente composto das observações do filósofo sob a inspiração do Nachträge zur Lehre vom Leiden der Welt, aliado a certas partes de outra seção nomeada Nachträge zur Lehre von der Bejahung und Verneinung des Willens zum Leben.

Tais omissões feitas aqui são diretamente motivadas pelo desejo de se evitar argumentações repetitivas já familiares aos leitores dos outros volumes nesta série. O Diálogo sobre a Imortalidade resume idéias expressas à exaustão no principal trabalho do filósofo, e tratado novamente em Parerga. As Observações Psicológicas neste e no volume anterior praticamente esvaziam o capítulo do original que leva este título.

O Ensaio Acerca das Mulheres não deve ser considerado num tom de zombaria. Expressa as sérias convicções de Schopenhauer; e, como um observador perspicaz das falhas da humanidade, deve ser permitido a ele ser ouvido sobre a questão, e justamente agora é que estamos dedicando considerável atenção a respeito.