Evangelho de São Tomás

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Evangelho de São Tomás
por Desconhecido
Tradução de Anthony Baldwin/[1].


(Isto é só um porção do texto)


Estes são os provérbios secretos que o Jesus vivo falou e Dydimous Judas Tomás gravou.

1. E disse, "Quem quer que descobre que a interpretação destes provérbios não provará a morte."

2. Jesus disse, "aqueles que procuram não deve parar de procurar até que encontrem. Quando encontrarem, estarão perturbados. Quando estiverem perturbados, maravilhar-se-ao, e reinarão sobre tudo. E depois que tenham reinado, descansarão."

3. Jesus disse, "se seus líderes lhe disserem, ' olhem, o reino (do pai) está no céu, ' então os pássaros do céu os precederão. Se lhe disserem, ' estás no mar, ' então os peixes os precederão. Em vez disso, o reino está dentro de você e é fora de você. Quando vocês se conheçerem, a seguir vocês estarão conhecido, e vocês compreenderão que vocês são crianças do pai vivo. Mas se vocês não se conhecerem, então vocês vivem na pobreza, e vocês são a pobreza."

4. Jesus falou, "a pessoa velha nos dias não hesitará pedir a uma criança pequena com sete dias de idade sobre o lugar da vida, e essa pessoa viverá. Por que muitos dos primeiros sejam últimos, e transformem-se único."

5. Jesus disse, "sabe o que é na frente de sua face, e o que é escondida de você lhe será divulgada. Por que não há nada escondido que não será revelado. E não há nada enterrado que não será levantado."

6. Seus discípulos perguntaram-lhe e disseram-lhe, "você quer que nos jejuamos? Como devemos nós rezar? Devemos nós dar à caridade? Que dieta nós devemos observar?" Jesus falou, "não mintam, e não façam o que vocês odeia, porque todas as coisas são divulgadas antes do céu. Apesar de tudo, não há nada escondido que não será revelado, e não há nada coberto que não remanesçe coberto."

7. Jesus disse, "afortunado é o leão que o ser humano comerá, de modo que o leão se torne humano. E sujo é o ser humano que o leão comerá, e o leão ainda se tornará humano."

8. E disse, a pessoa é como um pescador sábio que lançou sua rede ao mar e a extraia do mar completa de peixes pequenos. Entre eles o pescador sábio descobriu um peixe grande. Lançou todos os peixes pequenos de volta ao mar, e escolheu fàcilmente o peixe grande. Quem quer aqui com as duas orelhas boas deve melhor escutar!

9.Jesus disse, olhem, o semeador saiu, levando um punhado das sementes, e dispersou-as. Algumas caíram na estrada, e os pássaros vieram recolhê-las. Outras caíram na pedra, e não fizeram raiz no solo e não produziram as cabeças grãos. Outras caíram nos espinhos, e bloquearam as sementes e as minhocas comeram-nas. E outras caíram no solo bom, e produziram uma boa colheita: rendeu sessenta por medida e cento vinte por a medida.

10. Jesus disse, "Eu tenho lançado o fogo sobre o mundo, e olhai, eu estou guardando-o até que chameje."