Futuros Imaginários/Sobre o Des).(centro

Wikisource, a biblioteca livre
SOBRE O DES).(CENTRO

Esta adaptação de Imaginary futures foi realizada por pesquisadores do des).(centro, em colaboração direta com Richard Barbrook. O autor doou ao grupo a propriedade intelectual da versão em português para que possam realizar ações sintonizadas com os ideais e objetivos que embasam seus trabalhos, como disponibilizar a obra gratuitamente na Internet.

O des).(centro – plataforma para agregação de projetos e pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento – divide-se em pesquisas e cooperações técnicas, festivais, seminários e encontros (como o Mídia Tática Brasil, realizado na Casa das Rosas, em 2003, com a presença de Barbrook e do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, alcançando grande repercussão; o festival Submidialogia e o Cibersalão), além de itinerâncias interterritoriais, oficinas aplicadas e publicações editoriais, como é o caso do livro Futuros imaginários.

Para o grupo, o livro representa uma oportunidade de exercitar o processo colaborativo que Richard Barbrook procura elaborar e defender. A edição foi feita por todos, em um trabalho inédito e desafiador, que gerou grande aprendizado a ser aproveitado nas próximas traduções.

O grupo buscou, também, oferecer aos leitores em língua portuguesa uma revisão cuidadosa da bibliografia do autor, com referências em português, sempre que os livros citados por Barbrook foram encontrados em nossa língua.

O detentor dos direitos autorais deste arquivo autoriza o seu uso por qualquer pessoa, para qualquer finalidade, com a condição de que a sua autoria seja devidamente atribuída. Redistribuição, trabalhos derivados, uso comercial e todos os demais usos são permitidos.