Saltar para o conteúdo

Hino do município de Girau do Ponciano

Wikisource, a biblioteca livre

Girauense
cantai a felicidade
salve o dia de sua liberdade
neste dia você se elevou
e em cidade, girau se transformou
 
Obrigado aos homens que lutaram
até que um dia você se emancipou
parabéns grandes homens de ação
para todos fica a nossa gratidão
 
Louvemos a nossa padroeira
nossa mãe
a virgem da conceição
pela paz, pela força. pelo amor
o progresso presente de norte a sul
neste dia seus filhos se ufanam
libertamos nossos laços de traipu
 
Girau, nós lutamos por você
para mostrar o seu valor
cantemos felizes a sua glória
demonstrando como é grande o nosso amor
 
Salve primeiro de janeiro
dia lindo e libertador
aqui o meu grito é bem mais forte
em minha terra o progresso habitou

História de Girau do Ponciano

A história de Girau do Ponciano registra que o povoado começou a partir da chegada de dois homens e uma mulher que implantaram uma fazenda e se dedicaram à lavoura. Pouco depois, a mulher transferiu-se para Jequiá da Praia e um dos homens fixou-se em Tapagem de Traipú. O outro, chamado Ponciano, continuou na fazenda. Exímio caçador, construiu um girau que era utilizado para a caça abundante que existia na região.

Depois de alguns anos, dona Aparecida Rodrigues (Cida Rodrigues) e seus filhos Manoel e Antônio implantaram uma nova propriedade na região trazendo movimento ao local e, em 1930, construiu a primeira capela, reformada em 1976. Aliada à fertilidade das terras, a chegada dessas famílias trouxe progresso rápido a Belo Horizonte, nome primitivo do lugar. Em 1912, o nome foi mudado para Vila Ponciano.

A emancipação política se deu através da Lei 2.101, de 15 de julho de 1958, desmembrada de Traipu, num movimento liderado por Filadelfo Firmino de Oliveira, Amaro de Oliveira, Manoel João Neto, Vicente Ramos da Silva, Luiz de Albuquerque Lima, Luiz Bispo dos Santos e Manoel Firmino de Oliveira. Traipu não aceitava a autonomia. Sem acordo, a vila passou a município com o nome de Girau do Ponciano.

O município comemorava a festa de Emancipação Política no dia 01 de janeiro, mas por força de um movimento denominado " Movimento Cultural Amigos de Girau" liderados por Paulinho da Julita, Vanderlyer dos Santos, Cleiton Damasceno, Magna Souza, Adailton Oliveira, Lucas Alexandre e Maria Esmeralda de Farias, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o dia 15 Julho como a data em que se comemora a Emancipação Política, seguindo a força da Lei 2.101 de 15 de Julho de 1958 e o Prefeito David Barros decretou, sua padroeira é Nossa Senhora da Imaculada Conceição e comemora-se sua festa no dia 8 de dezembro.