Hino do município de Passos Maia
Passos Maia, nossa gente, braços fortes pra lutar Nossa história é a semente que esse povo fez brotar Com bravura e esperança, deste chão se orgulhar Das florestas, nossos rios, Passos Maia é o meu lugar.
No verde dos nossos campos iniciou o povoamento A chegada do italiano aqui marca outro momento A madeira e terras férteis, esse povo aqui se expande No Vale Chapecozinho, por onde quer que eu ande.
Hino Homenagem a Cidade de Passos Maia SC
Letra e música: Sidinei Rodrigues de Souza
Arranjos: Jean Carlos Lersch
Terra da boa erva-mate, berço nobre dos pinheirais Liberdade e igualdade simbolizam ideais Dos tropeiros que aqui passavam, não se esquece jamais Do pequeno lajeado, bebedouro aos animais
Terra dos povos kaigangs, do caboclo e o paulistano Depois dos paranaenses e do imigrante italiano Abrindo carreiro no mato com foice facão e a cavalo Progresso e muita conquista na força do seu trabalho.
Nossa terra quis aos poucos se tornar independente E a vontade desse povo se tornava evidente Com espirito de trabalho, de respeito e união Dia 12 de dezembro, sua emancipação.
Passos Maia nossa gente, de instinto acolhedor Chegaram os assentamentos e um povo batalhador A conquista dessa terra trouxe mais dignidade Há inúmeras famílias formando comunidade.
A aliança entre os povos e a paz no coração O respeito à natureza, espelhados em seu brasão Os lindos campos nativos se fundem no horizonte Com o céu e suas nuvens escondido atrás dos montes.
A inteligência e a capacidade Impulsionam o progresso, no campo e na cidade Lavouras de grãos florindo, pecuária representada Do vermelho, azul e branco, linda terra adorada.
Passos Maia da cultura, do turismo e das belezas Do esporte e educação, construindo essa riqueza Da fé e da religião, de um povo hospitaleiro Homenagem merecida, Avenida João Botero.
Passos Maia de encantos, de harmonia e de amor De um povo heroico e um manto irradiando com fulgor Oeste catarinense, seu nome será lembrado O futuro a ti pertence, oh povo abençoado!