João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/I

Wikisource, a biblioteca livre


No principio criou Deus o ceo e a terra.

2 E a terra estava vasta e vazia, e avia trevas sobre a face do abismo: e o Espirito de Deus se movia sobre a face das agoas.

3 E disse Deus: Aja luz: e houve luz.

4 E vio Deus que a luz era boa: e fez Deus separaçaõ entre a luz, e entre as trevas.

5 E Deus chamou a luz dia, e as trevas chamou noite: e foi a tarde e a manhaã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Aja hum estendimento no meyo das agoas, e faça separaçaõ entre agoas e agoas.

7 E fez Deus hum estendimento, e fez separaçaõ entre as agoas, que estaõ debaixo do estendimento, e entre as agoas que estaõ sobre o estendimento: e foi assi.

8 E Deus chamou o estendimento, ceo: e foi a tarde e a manhaã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as agoas debaixo do ceo em hum lugar, e apareça a seca: e foi assi.

10 E chamou Deus a seca, terra, e o ajuntamento das agoas chamou, mares: e Deus vio, que era bom.

11 E Deus disse: A terra produza erva verde, erva que dé semente, árvores fructuosas, que dem fruito segundo sua especie, cuja semente esteja nellas sobre a terra: e foi assi.

12 E a terra produzio erva verde, erva que dá semente conforme a sua especie, e arvores fructiferas, cuja semente nellas está conforme a sua especie: e Deus vio, que era bom.

13 E foi a tarde, e a manhaã, o dia terceiro.

14 E Deus disse: Aja luminarias no estendimento do ceo, para fazer separaçaõ entre o dia, e entre a noite; e sejaõ por sinaes, e por tempos determinados, e por dias, e por anos.

15 E sejaõ por luminarias no estendimento do ceo, para alumiar a terra: e foi assi.

16 E fez Deus as duas luminarias grandes: a luminaria grande, para senhorear no dia, e a luminaria pequena, para senhorear na noite; e as estrellas.

17 E Deus as pôs no estendimento do ceo, para alumiar a terra.

18 E para senhorear no dia e na noite, e para fazer separaçaõ entre a luz e as trevas: e Deus vio que era bom.

19 E foi a tarde, e a manhaã, o dia quarto.

20 E Deus disse: Produzaõ as agoas abundantemente reptil de alma vivente: e voem as aves sobre a face do estendimento do ceo.

21 E Deus criou as grandes baleas, e todo reptil de alma viva, que as agoas abundantemente produziraõ segundo suas especies; e toda ave de asas segundo sua especie: e vio Deus que era bom.

22 E Deus as abençoou, dizendo: fructificae e multiplicae vos, e enchei as agoas nos mares: e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde, e a manhaã, o dia quinto.

24 E Deus disse: produza a terra alma vivente segundo sua especie, gado e reptís, e bestas feras da terra segundo suas especies: e foi assi.

25 E fez Deus as bestas feras da terra segundo suas especies, e o gado segundo sua especie, e todo reptil da terra segundo sua especie: e vio Deus, que era bom.

26 E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e senhoree sobre os peixes do mar, e sobre as aves do ceo, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo reptil, que se move sobre a terra.

27 E Deus criou o homem á sua imagem, á imagem de Deus o criou: Macho e Femea os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus disse lhes: fructificae e multiplicae vos, e enchei a terra, sugeitando a: e senhoreae sobre os peixes do mar, e sobre as aves do ceo, e sobre todo animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis aqui, vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra: e toda arvore em que ha fruito que dá semente, será-vos para comida.

30 E a todo animal da terra, e a toda ave do ceo, e a todo reptil da terra, em que ha alma vivente, toda verdura de erva, para comida será: e foi assi.

31 E vio Deus tudo o que fez, e eis que era muito bom: e foi a tarde e a manhaã, o dia seisto.