João Ferreira de Almeida 1819 (ortografia atualizada)/Mateus/II

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E SENDO Jesus já nascido em Belém da Judeia, em dias do Rei Herodes, eis que vieram uns Sábios do Oriente a Jerusalém,
  2. Dizendo: aonde está o Rei nascido dos Judeus? Porque vimos sua estrela no Oriente, e viemos a o adorar.
  3. E ouvindo o Rei Herodes isto turbou-se, e com ele toda Jerusalém.
  4. E congregados todos os Príncipes dos Sacerdotes, e os Escribas do povo, perguntou-lhes onde o Cristo havia de nascer.
  5. E eles lhe disseram: em Belém de Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta:
  6. E tu Belém, terra de Judá, em maneira nenhuma és a menor entre os Príncipes de Judá, porque de ti sairá o Guia, que a meu povo Israel há de apascentar.
  7. Herodes então, chamando secretamente aos Sábios, informou-se diligentemente deles acerca do tempo, que a estrela lhes aparecera.
  8. E enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e como o achardes, denunciai-mo, para que eu também venha, e o adore.
  9. E havendo eles ouvido ao Rei, foram-se. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se pôs sobre aonde estava o menino.
  10. E vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.
  11. E entrando na casa, acharam ao menino, com sua mãe Maria, e prostrando-se o adoraram. E abrindo seus tesouros, lhe ofereceram dons, ouro, e incenso, e mirra.
  12. E sendo por divina revelação avisados em sonhos, que não tornassem a Herodes, partiram-se para sua terra por outro caminho.
  13. E partidos eles, eis que o Anjo do Senhor aparece a José em sonhos, dizendo: levanta-te, e toma ao menino, e a sua mãe, e foge para Egito, e fica-te lá até que eu to diga. Porque Herodes há de buscar ao menino para o matar.
  14. E despertando ele, tomou ao menino, e a sua mãe de noite, e foi-se para Egito.
  15. E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo Profeta, que disse: do Egito chamei a meu Filho.
  16. Vendo-se então Herodes escarnecido dos Sábios, indignou-se em grande maneira, e mandou matar a todos os meninos em Belém, e em todos seus termos, de idade de dois anos, e abaixo, conforme ao tempo que dos sábios diligentemente inquirira.
  17. Então se cumpriu o que foi dito pelo Profeta Jeremias, que disse:
  18. Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro, e grande pranto; chorava Raquel seus filhos, e não quis ser consolada, porque já não são.
  19. Porém morto Herodes, eis que o Anjo do Senhor aparece em Egito a José em sonhos.
  20. Dizendo: levanta-te, e toma ao menino, e a sua mãe, e vai-te para a terra de Israel, que mortos já são os que procuravam a morte do menino.
  21. Então se levantou ele, e tomou ao menino, e a sua mãe, e veio-se para terra de Israel.
  22. E ouvindo que Arquelau reinava em Judeia, em lugar de Herodes seu pai, receou ir para lá; mas admoestado por divina revelação em sonhos, foi-se para as partes da Galileia.
  23. E vindo ali, habitou na cidade, chamada Nazaré; para que se cumprisse o que pelos Profetas foi dito: que Nazareno se chamará.