Likutey Moharan/Parte 1/Torá 169

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 169


Seção 1

“V’haya Ekev Tishma’un (E será na esteira de sua atenção) a essas leis, protegendo-as e cumprindo-as ...” (Deuteronômio 7:12) Quando há problemas, Deus me livre, sejam problemas públicos ou privados, é impossível dançar. Pois quando os julgamentos existem, eles são entregues aos emissários do julgamento - chamados de “corredores” (Zohar I, 43a) - que são o aspecto dos pés. Então, os pés ficam pesados ​​por causa do sangue que se estende até lá - ou seja, os julgamentos. Pois o sangue é um aspecto do julgamento. E quando o julgamento “nasce”, nesse ponto o sangue sai dos pés. Assim, ao nascer, o sangue sai dos pés da mulher e seus pés esfriam, como ensinam nossos Sábios (Sotah 11b). Agora, a essência do nascimento é quando o sangue sai dos pés - ou seja, os julgamentos partem dos pés. Isso ocorre porque o período de gravidez é um aspecto de julgamento. Como nossos Sábios ensinam: No momento em que Você está cheio de ira contra eles como uma mulher grávida (Berakhot 29b). Descobrimos, portanto, que a gravidez corresponde ao julgamento e o nascimento corresponde ao julgamento atenuante. Pois então, no momento do nascimento, o sangue sai dos pés - sendo esta a essência do nascimento, como mencionado. Portanto, em um momento de julgamento e angústia, Deus me livre, é impossível dançar. É então impossível erguer os pés, pois os pés estão pesados ​​numa época em que os julgamentos abundam. Isso ocorre porque o sangue, que é um aspecto do julgamento, é atraído para os pés, como acima. Mas quando o sangue / julgamento sai dos pés, ou seja, quando os julgamentos são mitigados, os pés ficam leves. Nesse caso, a alegria pode estender-se até lá, até que se dance de alegria.

Seção 2

2. Agora, a maneira de mitigar o julgamento é por uma pessoa julgando a si mesma. Ou seja, em tudo o que faz, ele mesmo deve se julgar e se avaliar em todos os aspectos: era essa a maneira adequada de se comportar? Ele deve pesquisar seus caminhos e corrigi-los adequadamente, de acordo com o julgamento e a lei da Torá. Através disso que uma pessoa julga e avalia a si mesma, ela mitiga e elimina o julgamento Acima. Pois quando há julgamento abaixo, não há julgamento Acima (Devarim Rabbah 5: 4). Então, quando o julgamento é mitigado, o sangue escapa dos pés, caso em que a alegria pode estender-se aos pés até que se mereça dançar.

Seção 3

3. E esta é [a explicação do versículo inicial]: {“E será na esteira de você ouvir essas leis, protegê-las e cumpri-las ...” } V’hayah (E será) ekev (na sequência de) sua escuta - “V’hayah” denota alegria; “Ekev” alude aos pés. Ou seja, ser digno de alegria - a ponto de os EKEVayim (os calcanhares), que são os pés, ouvirem a alegria - isso é alcançado por: estes mishpatim (leis), protegendo e fazendo-os— Você deve salvaguardar fazer os mishpatim (avaliações) e julgamentos por si mesmo. Com isso, o julgamento de Cima é eliminado, conforme mencionado. Então, "V’hayah ekev sua escuta." Você ouvirá a alegria nos pés, como resultado dos julgamentos terem partido de lá.

Seção 4

4. Além disso, descobri o seguinte: Isso corresponde a, "... então Deus salvaguardará a Aliança para você." Pois quando você merece alegria, então o próprio Deus salvaguarda o brit para você. Isto é, Ele o ajudará a guardar o reino sagrado. Isso ocorre porque o principal defeito do brit é a tristeza, como é conhecido. Pois a mancha do brit vem da conhecida força do mal, que é chamada LiLiT porque sempre m’yaLeLeT (lamentos) - o aspecto da tristeza. Portanto, a proteção principal do brit é merecida pela alegria. Isso ocorre porque pela alegria alguém merece ter o próprio Deus auxiliando-o na guarda da brit sagrada, como acima.