Likutey Moharan/Parte 1/Torá 205

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 205


Seção 1

A retificação para uma emissão noturna, Deus nos livre, é recitar dez salmos no mesmo dia em que se experimenta, Deus nos livre. A razão para isso é que recitar Salmos tem o poder de extrair a gota da kelipah (força do mal) que o capturou. Isso ocorre porque TeHiLYM (Salmos) tem o mesmo valor numérico que LYLYT (Lilith), com as cinco letras de seu nome adicionadas; ela está encarregada disso, como é conhecida. Deve-se ter em mente ao recitar os salmos que TeHiLYM é numericamente igual a 485, que é precisamente o valor dos dois Santos Nomes Elohim quando eles são expandidos da seguinte forma: ӔLeF LaMeD, ӔLeF LaMeD HeY YOD MeM. É por meio desses dois nomes que a gota escapa da kelipah. Isso ocorre porque a gota é o aspecto de chesed (bondade) e gevurah (julgamento), como é conhecido. [Isso é evidenciado] por consistir em fogo e água, calor e umidade, que são aspectos de chesed e gevurah. Assim, por meio dos dois Nomes El Elohim, que são aspectos de chesed e gevurah, como é conhecido, [e] numericamente equivalentes a Tehilym, somos capazes de remover a gota de lá. Isso é o que se deve ter em mente ao recitar os salmos.

Seção 2

2. Portanto, é necessário recitar dez salmos. Pois existem dez tipos de canções, que são o aspecto dos dez estilos que constituem o Livro dos Salmos, conforme é apresentado. São eles: ashrei, lamnatzeach, maskil, halleluyah, etc. Veja o comentário de Rashi. Qualquer um desses dez estilos tem o poder de negar a força da kelipah mencionada, porque cada um desses estilos é a antítese da kelipah. [Por exemplo,] ashrei conota ver ou contemplar - a antítese da kelipah, cuja principal força vem do desfiguramento da visão, do aspecto de “Sua visão havia enfraquecido” (Gênesis 27: 1). Este é o aspecto de "Haja me'orot (luminares)" (ibid. 1:14) - soletrado "ausente" (Pesachim 117a). Nossos Sábios, de abençoada memória, expuseram: Esta é Lilith (Tikkuney Zohar # 44). Assim é que sua principal força vem da visão desfigurada, enquanto ashrei, que conota visão, é seu inverso. O mesmo é verdade para maskil. [Lilith] é o aspecto de MeShaKeL (enlutar), enquanto MaSKiL (iluminar) é o oposto disso. Veja em outro lugar a respeito deste assunto. Seu poder essencial para levar um homem ao pecado por uma emissão de semente, Deus me livre, é por meio da linguagem do Targum, que é o aspecto de maskil por meio de um tradutor - ou seja, bem misturado com mal. Às vezes, MeShaKeL e, outras vezes, MaSKiL. Veja lá. Halleluyah também é a antítese da kelipah, cujo nome é LYLyT porque ela constantemente mYaLeLeT biyelalah (choramingos em voz alta). Hallel (louvor) é o oposto de yelalah, porque as letras de HaLeLY são o inverso de YeLaLaH. [Rebe Nachman] não expôs o resto. Além disso, a queda vem de daat, que é o aspecto de chesed e gevurah, como é conhecido. Pois a queda também é um aspecto de chesed e gevurah, conforme explicado acima. E é sabido que daat é o aspecto dos cinco chasadim (benevolências) e dos cinco gevurot (severidades). Portanto, é necessário recitar dez salmos. {“De Davi, um maskil (salmo iluminador): Ashrei neseui pesha (Feliz aquele cuja ofensa é perdoada)” (Salmos 32: 1).} Este é o aspecto de “De Davi, um maskil: Ashrei neseui pesha,” as primeiras letras significam NaAPh (adultério), que é subjugado por “De David, um maskil” - isto é, Tehilym.

Seção 3

3. Depois, o Rebe, de abençoada memória, revelou os dez salmos específicos a serem recitados no dia em que alguém experimentasse uma emissão impura, Deus nos livre. Esses são: “De Davi, um salmo precioso” - Salmo 16; “De Davi, um salmo esclarecedor” - Salmo 32; “Feliz aquele que é sábio o suficiente para ajudar os pobres” - Salmo 41; “Como uma corça chora ansiosamente” - Salmo 42; “F ou o Condutor: Um apelo para não ser destruído ”- Salmo 59; “Para o Maestro: Para Yedutun” - Salmo 77; “Uma oração de Moshe” - Salmo 90; “Dê graças a Deus; clame em Seu nome ”- Salmo 105; “Junto aos rios da Babilônia” - Salmo 137; “Halleluyah! louve a Deus em Seu lugar santo ”- Salmo 150. Além disso, ele disse que esses dez salmos são uma retificação muito, muito grande para uma emissão, Deus me livre. Aquele que merece recitá-los no mesmo dia, nunca mais precisa ser incomodado pela terrível mancha causada pela emissão, Deus me livre, pois ela certamente foi corrigida por meio disso. {Para mais informações sobre este tópico, consulte Likutey Moharan II, 92.}