Likutey Moharan/Parte 1/Torá 225

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 225


Seção 1

Conhecer! quando os pulmões são perfeitos, faz com que a confiança seja perfeita. Pois, em geral, a confiança é aperfeiçoada por meio do intelecto, como está escrito: "Todos os olhos olham para ti com esperança" (Salmos 145: 15). “Olhos” são o aspecto do intelecto, como está escrito: “Os olhos de ambos foram abertos” (Gênesis 3: 7); e Rashi comenta: Isso é dito com respeito à sabedoria (loc. cit.). Assim, proporcional ao intelecto é a confiança. Isso ocorre porque há muitos graus e níveis de confiança, ad infinitum, correspondendo a “Confie em Deus para todo o sempre” (Isaías 26: 4). No entanto, tudo é compatível com o intelecto, como mencionado acima. E o intelecto depende principalmente dos pulmões. A razão é que o intelecto depende da umidade que sobe para o cérebro, sendo este o aspecto do óleo. O próprio cérebro é o pavio, e a alma [assentada] no cérebro é a luz. É assim que o intelecto é mantido principalmente pela umidade do corpo. E a própria umidade depende dos pulmões, como é trazido, “Se não fosse pelos lóbulos dos pulmões que ventilam o coração, o coração consumiria o corpo inteiro” (Tikkuney Zohar # 13, p.28a). Este é o aspecto de (Êxodo 25:20), “Os querubins terão suas asas abertas sobre o KaPoReT (cobertura)” - o KaPuRTa (cobertura) do coração (Zohar III, 234a). É assim que, por meio dos pulmões, a umidade é mantida e não é secada pelo coração. Isso mantém o intelecto, que é o aspecto de uma lâmpada alimentada pela umidade, como explicado acima. E é por meio do intelecto que a confiança é produzida, conforme explicado acima. Podemos concluir, portanto, que a perfeição da confiança depende da perfeição dos pulmões.

Seção 2

2. E então, pode-se transformar & lt; todos os tons & gt; - ou seja, o som que emana da garganta, que nada mais é do que um som indiferenciado e & lt; mero & gt; tons - na fala, por meio dos cinco articuladores da boca, que enunciam a fala. Pois a principal diferença entre o homem e o animal é a articulação da fala, sendo esta a definição do homem: ele é um medaber (falante). Este é o aspecto de "Quem equipou o homem com uma boca?" (Êxodo 4:11). A distinção essencial é [na] articulação da fala - ou seja, que o homem muda o tom e & lt; indiferenciado & gt; som em letras e fala articuladas. Pois animais e pássaros também têm sons e tons, mas não têm articulação de letras e fala. Isso é & lt; o que distingue & gt; status humano - [o homem] é capaz de articular a fala, conforme explicado.

Seção 3

3. Para alcançar a condição humana é preciso dar caridade, no aspecto de “naASeh (façamos) o homem” (Gênesis 1:26); e está escrito: “O nome do homem com quem ASiti (trabalhei) hoje ...” (Rute 2:19). Assim como [o assunto] há caridade, aqui também é caridade, como está escrito no Zohar (Introdução, 13b). Em outras palavras, é por meio da caridade que se atinge o aspecto de homem, que é o aspecto da palavra, como explicado acima. Isso é “com a boca” (Deuteronômio 23:24) - isso é caridade (Rosh Hashaná 6a). Pois é por meio da caridade que a boca - isto é, a fala, o aspecto da condição humana, no aspecto de “Quem dá boca ao homem?” - é feita. E a caridade, em grande parte, se dá por meio da confiança, na vertente “Confia em Deus e faz o bem” (Salmo 37: 3). Pois, se uma pessoa não tem confiança, não pode dar caridade propriamente, porque tem medo de que lhe falte o que dá à caridade. Assim, na maior parte, a caridade vem da confiança - que uma pessoa confia em Deus que não perderá ou perderá de forma alguma por causa da caridade. Pois "Deus o abençoará por causa disso ..." (ver Deuteronômio 15:10). Assim é que com a confiança, que é produto do intelecto, as pessoas dão caridade, que produz a palavra, como explicado acima.

Seção 4

4. {“Minha garganta está seca, meus olhos doem; Eu anseio pelo meu Deus ”(Salmos 69: 4).} Este é o aspecto de“ Minha garganta está seca, meus olhos doem ”. Ou seja, quando o intelecto não é perfeito, o aspecto de "meus olhos" - ou seja, o intelecto - "doem". Então não se tem confiança, como explicado acima. Este é o aspecto de “meus olhos doem; Eu anseio pelo meu Deus. ” Como resultado, "minha garganta está seca" - ou seja, não se tem a capacidade de articular a fala, conforme explicado acima. Porém, quando uma pessoa tem confiança e faz caridade, ela é capaz de transformar os sons dos tons em palavras. Este é o aspecto de “a pessoa acorda com o som do pássaro e todas as notas da música yiShaChu (são abafadas)” (Eclesiastes 12: 4). Nossos Sábios, de abençoada memória, explicam: todas as canções são como SiChah (conversa) para ele (Shabat 152a). Ou seja, tons e canções são transformados em conversa e fala, conforme explicado acima. Isso se relaciona com o que eles falam sobre o Baal Shem Tov, de abençoada memória. Ele ouviria as palavras das notas de um violino, pois transformaria os tons em palavras, como explicado acima.