Likutey Moharan/Parte 1/Torá 239

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 239


Seção 1

A contenção torna impossível falar. Pois no discurso principal vem da paz, como está escrito: “Agora falarei de paz” (Salmos 122: 8). Portanto, é necessário que cada pessoa, antes de rezar, aceite sobre si o mandamento positivo de “Ame o seu próximo como [a você] a si mesmo” (Levítico 19:18), para que, por haver amor e paz, ele então pode falar em oração. No entanto, quando não há paz e há contenda, é impossível falar. Portanto, mesmo que uma pessoa queira a paz, mas há aqueles que se opõem a ela, então, apesar [de seu desejo de paz], a paz não é perfeita. Conseqüentemente, é impossível falar e orar, mesmo sendo um homem de paz, pois há quem se oponha a ele. {“Eu sou paz. No entanto, como posso falar? Eles são para a guerra ”(Salmos 120: 7).} Isso é o que o Rei Davi, que ele descanse em paz, disse: “Eu sou a paz”. Sou um homem de paz e, se dependesse de mim, estaria em paz com todos. No entanto, “Como posso falar? Eles são pela guerra. ” Ou seja, embora “Eu sou a paz”, é impossível falar por causa da guerra e da disputa que eles travam contra mim, como explicado acima.

Seção 2

2. E observe: todas as palavras vêm da paz, como explicado acima. Sendo assim, quem está no aspecto da paz é capaz de conhecer a fala de todas as pessoas, assim como o Santo, que se chama “Paz”. Pois Ele conhece a palavra de todo o mundo, como está escrito, “e Ele diz ao homem o que ele falou” (Amós 4:13). Pois todas as palavras vêm da paz, como explicado acima. Portanto, as letras ShaLOM (paz) são um acrônimo de "U’magid L'adam Mah Seichoh (e Ele diz ao homem o que ele falou)."

Seção 3

3. Todo discurso vem do calor. Alguém que tem muito calor fala muito. Por outro lado, alguém que ficou com frio e não tem calor não consegue falar. Isso ocorre porque a palavra vem do calor, como está escrito: “Meu coração está quente dentro de mim. Um fogo arde nas minhas declarações, [quando] falo com a minha língua ”(Salmos 39: 4). Esta é a chama do fogo….