Likutey Moharan/Parte 1/Torá 24

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 24


Seção 1

Eles perguntaram a ele: "Emtzeuta D’alma Heikha (Onde fica o centro do universo)?" Ele apontou para cima com o dedo e disse a eles: "Aqui!" “Quem disse isso?” disseram a ele. “Traga uma corda de medição e meça”, ele respondeu. (Bekhorot 8b) Conhecer! há uma luz superior a nefesh, ruach e neshamah. Esta é a Luz do Infinito. E embora o intelecto não possa compreender [a Luz do Infinito], a corrida da mente, não obstante, a persegue. E em virtude dessa corrida, o intelecto é capaz de compreendê-lo em um aspecto de "alcançar e não alcançar". Pois a verdade é que não é possível compreendê-la, porque [esta Luz está em um nível] acima de nefesh, ruach e neshamah.

Seção 2

2. E saiba! É impossível até mesmo compreender [a Luz] no aspecto de alcançar e não alcançar, exceto cumprindo as mitzvot com alegria. Isso ocorre porque, por meio da alegria da mitsvá, a santidade é aperfeiçoada. Ele eleva a vitalidade e a santidade que estão nas forças do mal, semelhantes às onze especiarias do incenso. Pois as forças do mal são um aspecto do excesso, e correspondem à tristeza, como em (Provérbios 14:23), “Em toda tristeza há excesso”. Eles também são julgamentos severos, correspondendo a (Gênesis 6: 6), "Ele sentiu tristeza em Seu coração ..." E a essência da alegria está no coração, como está escrito (Salmos 4: 8), “Puseste alegria no meu coração”. Agora, o exílio da Presença Divina - que corresponde ao coração, a alegria de Israel - é principalmente quando a tristeza, as forças do mal, a vencem. Isso é como, "Ele sentiu tristeza em Seu coração." Assim está escrito que quando o povo judeu sair do exílio (Isaías 55:12): “Pois vocês sairão com alegria”. E por causa disso - que através do incenso, a vitalidade das forças do mal é extraída - está escrito sobre elas (Provérbios 27: 9), “O incenso alegra o coração.” Assim, quando uma pessoa cumpre uma mitsvá com alegria, ela então eleva a Presença Divina - que é a mitsvá, a alegria do coração - dentre as forças do mal. Este é o conceito de Malkhut do Mundo de Ação ascendendo das forças do mal.

Seção 3

3. Quando uma pessoa cumpre alguma mitsvá, há poder nessa mitzvá para ir e despertar todos os mundos para o serviço de Deus. É como em (Êxodo 10: 9), "Com nossos filhos e anciãos iremos ... com nossas ovelhas e gado iremos." Este é o conceito de Malkhut envolvendo Netzach, Hod, Yesod - os órgãos ambulatórios. Isso corresponde para (Salmos 37:31), “A Torá de seu Deus está em seu coração; seus passos não vacilarão ”- pois vai despertar. E este é o aspecto de (ibid. 68:25), "... a ida do meu Deus, meu Rei, em santidade." Quando Malkhut é elevado à santidade, ele envolve “a ida de meu Deus” - Netzach, Hod, Yesod - de modo a ir e despertar todas as coisas para o serviço de Deus.

Seção 4

4. Agora, por meio desse despertar, ou seja, por meio da ida, a bênção é atraída para todos os mundos. Este é o conceito de Netzach, Hod, Yesod envolvendo Chesed, Gevurah, Tiferet - as mãos, das quais vêm todas as bênçãos. Isso corresponde a (Gênesis 30:30), "Deus te abençoou aos meus pés." Disto vemos que os pés sobem até o aspecto das mãos, como em (Juízes 4:24), “A mão dos filhos de Israel foi e prevaleceu”. E a essência das bênçãos vem das mãos, como em (Levítico 9:22), "Aharon levantou as mãos para o povo e os abençoou." E está escrito (Gênesis 49:24), "Isto veio das mãos do Campeão de Yaakov, de lá o Pastor, a Rocha de Israel."

Seção 5

5. E a principal bênção que flui das mãos é o intelecto. Quando desce [a bênção], é concretizada para cada pessoa de acordo com sua vontade, como está escrito (Salmos 145: 16), “Abra a sua mão e satisfaça a vontade de todos os viventes”. Portanto, aquele que é espiritualmente sensível deve direcionar sua vontade de forma que obtenha a bênção de SeKheL (intelecto). É como em (Gênesis 48:14), "Ele SiKeL (cruzou) as mãos." Isso também corresponde a (Êxodo 15:17), "Um santuário, Deus, que as Tuas mãos estabeleçam." Este é o conceito de Chesed, Gevurah, Tiferet envolvendo Chokhmah, Binah, Daat.

Seção 6

6. Também é necessário atrair fé para a bênção do intelecto. Pois não se deve confiar apenas no intelecto, como é conhecido. Isso corresponde a (Provérbios 28:20), “Homem de fé, abundante em bênçãos”; e (Êxodo 17:12), “Suas mãos eram a fé”; e (1 Samuel 24:21), “O malkhut (reino) de Israel será estabelecido em sua mão” - em outras palavras, deve-se atrair a fé para a bênção das mãos. E este é o significado de (1 Samuel 2:35), “Edificarei para ele uma casa fiel”. E isto é (Salmos 89: 6), “... a tua fidelidade na assembleia dos santos”. Santo corresponde a mentalidades. Este é o conceito de Chokhmah, Binah, Daat do Mundo de Ação sendo feito a partir do Malkhut do Mundo de Formação.

Seção 7

7. Agora, do interior das bênçãos, que é o aspecto refinado das bênçãos, os controles do intelecto são abençoados. [Esses controles] correspondem a Keter, como em (Gênesis 26: 3), “E ehyeh (estarei) contigo, e te abençoarei”. KeTeR é sinônimo de espera, como em (Jó 36: 2), “KaTaR (Espere) por mim um pouco.” Pois quando pedimos a uma pessoa algo intelectual, ela diz: "Espere até que eu me recomponha." E aí, também, EMuNah (fé) é necessária; correspondendo a "um maravilhoso ŒMaN (comerciante)." Este é o conceito de Keter do Mundo de Ação sendo feito do interior de Chesed, Gevurah, Tiferet e do interior de Malkhut do Mundo de Formação. É assim que os mundos ascendem cada vez mais alto, até o Mundo da Proximidade, cada vez mais alto. E este é o significado de (Ezequiel 3:12), “Bendita é a glória de Deus desde o Seu lugar.” “Bem-aventurado” corresponde às mãos; “A glória de Deus” é sinônimo de fé; “Do lugar dele” é o conceito de Keter.

Seção 8

8. Quando uma pessoa cria e retifica adequadamente os controles / Keter, e as mentalidades correm para agarrar a Luz do Infinito, mas o Keter restringe o intelecto a fim de compô-lo - então, como resultado da corrida e restrição, o mentalidades atacam os controles, criando câmaras para a Luz do Infinito. No entanto, [essas câmaras] não são conhecidas nem se dão a conhecer. Como é trazido no Zohar, a Porção de Noach (I, 65a): "E de dentro desta cortina, através da perseguição do pensamento [superior] que alcança e não alcança" - a cortina sendo os controles / Keter, que está espalhada entre a criação e o Criador - “Nove Câmaras são criadas. Eles não são nem [do nível das] luzes, nem espíritos, nem almas superiores. Não há ninguém que possa compreendê-los ... eles não se tornam acessíveis ou conhecidos. ” E sabe! este é o culminar do conhecimento. Pois a culminação de todo conhecimento [de Deus] é quando alguém percebe que nada sabe. Este é o significado de (Isaías 58:11), "Ele vai saciar sua alma com esplendores." Pois essas luzes são os esplendores, elas são mais altas do que as sefirot. Afortunado é aquele que é digno de ter sua mente correndo para compreender esses insights - mesmo que não esteja dentro do poder do intelecto alcançá-los, pois “eles não se tornam alcançáveis ​​ou conhecidos”. Quanto a essas Nove Câmaras, elas são criadas como resultado da colisão que ocorre quando as mentalidades colidem com o Keter durante uma corrida. As mentalidades são três, e cada uma é composta por três porque elas se tornam ome englobado [no outro] enquanto corria. E três vezes três é igual a nove. Estas são as Nove Câmaras.

Seção 9

9. {Este assunto é muito profundo, quem pode compreendê-lo? Como fica claro para os sábios, e como o próprio Rebe Nachman insinuou para mim sobre as grandes profundezas deste mistério incrível, que atinge alto ... e como fica claro nesta lição para aqueles que o estudam. Portanto, é necessário esclarecer um pouco o assunto. Do seguinte modo: O Keter é o que controla as mentalidades; é o poder que o intelecto humano possui para compor e organizar a mente e a sede do conhecimento de modo que não haja o risco de cruzar a fronteira. Esse poder é o aspecto de Keter, conforme explicado. É como uma partição que separa as mentalidades e a Luz do Infinito. Pois este poder, que são os controles, restringe as mentalidades na hora de sua corrida e corrida para que não se arrisquem a ascender a Deus, mais alto que sua partição. Isso ocorre porque as mentalidades correm para captar a Luz do Infinito, e esse poder do intelecto - os controles / Keter - se interpõe em seu caminho como uma partição e os impede de correr, como acima. E em virtude da corrida e restrição - ou seja, a corrida das mentalidades a fim de compreender a Luz do Infinito, e o poder de restrição, o poder dos controles / Keter - por causa desses dois conceitos as mentalidades colidem e golpeie a partição, os controles, e através dessas câmaras são criados para a Luz do Infinito. Em outras palavras, o aspecto de vasos e câmaras são criados no reino espiritual por meio do qual podemos apreender a Luz do Infinito, bendito seja Ele, no aspecto de alcançar e não alcançar. Pois, se não houvesse nenhum fator restritivo, se não houvesse ninguém para impedir as mentalidades de correr e correr, as mentalidades seriam totalmente anuladas. A pessoa seria anulada na Realidade Suprema. Isso ocorre porque a Luz do Infinito é impossível de compreender. Mas, em virtude dos dois aspectos, a corrida e a restrição, o conceito de divisórias e câmaras é criado. Por meio deles se apreende a Luz do Infinito, [mas] apenas no aspecto de alcançar e não alcançar. A explicação de “alcançar e não alcançar” é conhecida dos iniciados: é alcançar e não alcançar. A pessoa corre e se esforça para alcançar, mas, no entanto, não alcança e se agarra. Isso acontece como resultado da corrida e da contenção, conforme explicado. E embora essas câmaras sejam criadas, não são, contudo, “nem conhecidas nem se dão a conhecer. Não há ninguém que possa compreendê-los ... eles não se tornam acessíveis ou conhecidos ”, como acima. Pois é impossível imaginar os insights dessas câmaras no intelecto, visto que são superiores a nefesh, ruach e neshamah - superiores a todos os intelectos - porque são superiores às sefirot, conforme explicado acima na própria linguagem do Rebe. Estude bem [a lição] e entenda, pois não acrescentei nada. Minhas palavras estão todas contidas nas dele. Eu apenas revisei e expliquei um pouco os ensinamentos por causa de sua grande e infinita profundidade. E é por isso que especificamente nove câmaras são criadas. As mentalidades são três, mas porque elas correm e atingem o fator restritivo, elas se tornam englobadas uma na outra, de modo que cada uma é [então] composta de três; e três vezes três são nove. Este é o conceito das Nove Câmaras mencionado anteriormente. Afortunado é aquele que é digno de seguir e ascender o caminho da santidade mencionado neste ensinamento, até que ele merece esses insights.}

Seção 10

10. Este é o significado do que os Reis Magos de Atenas perguntaram: “Onde fica o centro do universo?” Ele apontou para cima com o dedo e disse: "Aqui!" “Quem disse isso?” disseram a ele. “Tragam uma corda de medição e meçam”, respondeu ele. Eles lhe perguntaram: “Como é possível captar a Luz do Infinito?” - pois Ele é o centro do universo, de quem tudo extrai vitalidade e generosidade. Ele apontou para cima com o dedo - Este é o conceito de bênçãos, correspondendo a: “Aharon ergueu as mãos e os abençoou”, conforme explicado. Em outras palavras, por meio das bênçãos, as mentalidades colidem com o Keter e as câmaras são criadas. Quem disse isso? Disseram-lhe - Quem é que entra nas Câmaras de Trocas, domínio das forças do mal, para elevar a santidade de lá - o conceito do incenso - e para que através de sua elevação, as bênçãos sejam elevadas? Este é o significado de "mi yeiMaR (quem diz isso)." Lingüisticamente, isso se assemelha a teMuRah (troca), como em (Levítico 27:33), "se haMeR y’MiRenu (ele o troca) ..." E ele respondeu: Traga uma corda de medição e meça - em outras palavras, a elevação primária da santidade é através da alegria. E no futuro, quando o povo judeu sair do exílio com alegria, como em, "Pois você sairá com alegria" - então as forças do mal serão totalmente destruídas d. Este é o significado de “trazer uma corda de medição”. Ou seja, através de você e contra a sua vontade, as forças do mal serão eliminadas. Pois vocês mesmos [os gentios] trarão a Casa de Israel do exílio. Eles [a Casa de Israel] são chamados de “corda de medir”, ou seja, “a corda de Sua herança” (Deuteronômio 32: 9). Como está escrito (Isaías 66:20), “E trarão [todos] os seus irmãos” - a Casa de Israel. Com suas mãos, cada gentio trará a Casa de Israel do exílio, em virtude da alegria abundante que existirá naquele momento. Como está escrito (Salmos 126: 2,3), "Então, eles declararão entre as nações: 'Deus fez muito com eles' ... estávamos alegres." E através da alegria, as forças do mal serão eliminadas, correspondendo a (2 Samuel 8: 2), “E eles os mediram com uma corda, fazendo-os deitar no chão”. Este é o significado de “medir”: a saber, medir para destruí-los.