Saltar para o conteúdo

Likutey Moharan/Parte 1/Torá 28

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 28


Seção 1

“B’ni Lann Beita (Construa uma casa para nós) no céu.” Ele proferiu um Santo Nome e uma estátua suspensa entre o céu e a terra. Ele disse a eles: "Tragam-me tijolos e tina (cimento) de hatam (ali)." Eles disseram: "Alguém pode subir aí?" Ele disse: "Há alguém que possa construir uma casa entre o céu e a terra?" (Bekhorot 8b) Existem mitnagdim (oposicionistas) que desonram e difamam & lt; os tzaddikim e & gt; aqueles que temem a Deus. Isso se deve ao fato de terem recebido a Torá de eruditos demônios judeus. Pois os demônios eruditos judeus recebem sua Torá dos demônios que caíram da Torá dos alephs caídos. Em relação a esses ALePhs, está escrito sobre Shlomo (1 Reis 5:12), “Ele falou três ALaPhim (mil) provérbios, e suas canções eram cinco e ALePh. ”Pois Shlomo os havia alcançado & lt; por meio de uma abundância de santidade & gt ;. Mas os demônios-eruditos judeus os recebem & lt; eles & gt; por meio das forças do mal. Como resultado, todas as suas palavras & lt; são & gt; por meio de alegoria, retórica e lógica profunda. Isso ocorre porque & lt; sua raiz & gt; é desses alephs. E desses estudiosos da Torá é dito (Isaías 7:13), "Não é suficiente para você cansar as pessoas, que você também cansaria [meu] Deus?" Para & lt; eles & gt; exaure as pessoas que vêm ouvir suas exposições e ensinamentos. As pessoas pensam que por seu intermédio chegarão a alguma melhoria - que saberão como servir a Deus. Mas eles, o povo, não alcançam nenhuma melhoria. Isso ocorre porque os ensinamentos desses estudiosos da Torá não têm o poder de guiar uma pessoa no caminho certo, pois "do mal não há bem". E o que é mais, "que você também cansaria Deus" - como se & lt; eles se cansassem & gt; o Santo de ajudar aqueles que O servem. Acontece que, por causa disso, essas pessoas caem em uma grande heresia. Eles pensam, o céu perdoa, que Deus “não vê nem entende” as obras do homem (cf. Salmos 94: 7). Como resultado, eles não honram aqueles que temem a Deus, mas os difamam e envergonham. É por isso que “vergonha” é chamada de idolatria, como em (Oséias 9:10), “Eles se consagraram à vergonha”. Pois a vergonha e a difamação derivam da heresia.

Seção 2

2. Agora, quando aqueles que temem a Deus são vilipendiados e envergonhados por esses hereges, a solução para isso é (Salmos 22: 7): “Mas eu sou um verme, e não um homem; vilipendiado dos homens & lt; e desgraçado da nação. ” Ou seja, & gt; o conceito de “verme” é um remédio para difamação e desgraça. Em virtude desse conceito, alguém derrota seus inimigos. Isso ocorre porque um tola (verme) corresponde a EMUNah (fé), como em (Lamentações 4: 5), "aqueles que foram EMUNim (criados) em tola (escarlate)." Este é o aspecto de Avraham. & lt; Ele era & gt; o primeiro dos fiéis, como está escrito (Gênesis 15: 6), “Ele tinha fé em Deus”. Com o aspecto de Avraham, que é o aspecto da fé, a pessoa quebra e elimina a idolatria, a heresia e a desgraça. E um vence os hereges, correspondendo a (Salmos 20: 7), "com força, a salvação da sua destra." Pois Avraham é a personificação da benignidade, o conceito de fé, como em (ibid. 89:34), "Minha benignidade não removerei dele, e não serei falso em relação à minha fidelidade." Com esta mão direita ele vence seus inimigos. Ele assume o aspecto de (Nachum 2: 4), "Os guerreiros são mTuLA’im (vestidos de escarlate)." E com esta benignidade ele retifica os alephs caídos mencionados acima. É como em (Êxodo 20: 6), "Ele faz amor com os alafins (milhares)."

Seção 3

3. Mas só é possível chegar a & lt; isto & gt; ternura ao hospedar & lt; visitantes & gt; na casa de alguém. Isso ocorre porque alguém que hospeda & lt ;ighteous & gt; os visitantes em sua casa são como se ele oferecesse TaMIDin (ofertas diárias regulares); como no ensino dos Sábios (Berakhot 10b): “Um homem santo passa por nós, TaMID (regularmente)” (2 Reis 4: 9). E com este serviço, que se posiciona sobre eles e os espera, ele merece a mencionada benignidade. Como no ensinamento: Quem impede seu aluno de servi-lo, é como se ele negasse a ele a bondade (Ketuvot 96a). Esta é a razão pela qual a oferta regular era um cordeiro, pois dele o & lt; caído & gt; ALePhs são retificados; correspondendo a (Jeremias 11:19), "Eu sou como um keves ALuPh (um cordeiro domesticado)." Esta é também a conotação de KeVeS: é KaVuSh (suprimido) sob a mão de seu mestre e serve a & lt; ele & gt ;. E então TaMiD é numericamente equivalente a quatro vezes aleph, que é a retificação dos alephs. E este é o significado de (Provérbios 23:29), “Aquele que briga, aquele que tem palavras sem sentido”. Ou seja, por causa de SYaCh (palavras sem sentido) - por causa do Chakham Sheid Yehuda'iy (estudioso-demônio judeu) - ele causa brigas, ele faz com que a oposição se desenvolva.

Seção 4

4. Esta é a explicação do que os Reis Magos de Atenas disseram: Construa para nós uma casa no céu - Pois [isso se refere a] todas aquelas pessoas que desejam estruturar seu serviço a Deus com base na Torá que ouvem de eruditos-demônios judeus, que na verdade não têm nada em que possam confiar. É como querer construir uma casa no céu. Para o Os demônios-eruditos judeus voam no ar. Eles não têm em que confiar, como os demônios que voam no ar. Ele pronunciou um Santo Nome e ficou entre o céu e a terra - Ou seja, o verdadeiro erudito da Torá está entre o céu e a terra; como na tradução aramaica de (1 Crônicas 29:11): “por tudo o que há nos céus e na terra” - {une o céu e a terra}. Ele disse a eles, Tragam-me tijolos e tina (cimento) de hatam (lá) - Isso é porque tina (agravo) entrou no coração dessas [pessoas], como acima, e seu coração se tornou um coração de pedra. Agora, quando um verdadeiro erudito da Torá vê suas más intenções, ele diz a eles para removerem a mágoa de seus corações - eles devem remover a mágoa que está no coração de pedra e não cometer heresia contra o Santo. Isso ocorre porque a queixa e o coração de pedra & lt; derivam do conceito de hatam & gt; - isto é, do conceito dos alephs caídos mencionados acima, que são numericamente equivalentes a HaTaM {porque quatro vezes ALePh mais um para o próprio princípio totaliza HTM (445)}. Eles disseram: Alguém pode subir aí? - Disseram-lhe: “Quem pode elevar os alephs caídos? ”E ele respondeu-lhes: Existe alguém que pode construir uma casa entre o céu e a terra? - Em outras palavras, [este é] alguém que constrói sua casa com a ajuda de verdadeiros estudiosos da Torá. Ele [e outros como ele] têm o que confiar. Isso ocorre porque os verdadeiros estudiosos da Torá são a base de tudo. E a pessoa cuja casa é um ponto de encontro de & lt; true & gt; estudiosos — que constrói sua casa & lt; “entre o céu e a terra,” & gt; correspondendo a: “Um homem santo passa por nós tamid. Vamos fazer um loft dividido ”- [é uma daquelas] pessoas que elevam os & lt; caídos & gt; alephs, como explicado.

Seção 5

5. Este é: aleph beit gimel dalet: Gimel dalet é o céu e a terra, & lt; como é conhecido & gt ;. BeIT é quem constrói seu BayIT (casa) entre o céu e a terra. Esta é a retificação dos & lt; caídos & gt; alephs. zayin chet: Ou seja, aquelas pessoas que recebem sua Torá dos demônios eruditos judeus. Eles são referidos como ZayiN, como em (Levítico 17: 7), "aos demônios após os quais ZoNim (eles se desgarraram)." & lt; Deles vêm & gt; a difamação e & lt; a desgraça & gt ;, como em (Jó 31:34), "A desgraça das famílias y’ChiTeini (me assusta)" - correspondendo ao CheT. heh vav: Hoy vay! Isso denota gritos e disputas. Como mencionado anteriormente, "Aquele que briga, aquele que tem palavras sem sentido", ou seja, zayin, chet. tet yod: O bem que ele escondeu dentro dele (Zohar, Introdução, p.3a). Quando alguém ouve a Torá de demônios eruditos judeus, tem que comer o que há de bom nela. É como o Rabino Meir: ele encontrou uma romã, comeu o interior & lt; e jogou fora sua casca & gt; (Chagigah 15b). Como está escrito (Provérbios 23:26), “Meu filho, dá-me o teu coração”; e também (ibid. 22:17), "Ouça as palavras dos sábios e aplique o seu coração ao meu conhecimento." E quando alguém faz isso, eleva o bem que está escondido dentro dele - ou seja, os alephs caídos. Isso é tet: o bem que ele escondeu dentro de si. Você deve “aplicar seu coração & lt; ao meu conhecimento & gt;“ - ao bem que está oculto em suas palavras. E, como resultado, yod. Em outras palavras, por meio deste retifica os alephs. Isso corresponde a (Isaías 25: 1), “Eu louvarei o Teu nome, pois Você fez PheLA (maravilha)” - este é o ALePh (Zohar III, 193b). Isto é: yod forma um aleph (ibid. II, 235b). E este é yOD, é linguisticamente semelhante a ODeh (elogio). YoD corresponde a (Lamentações 3:53), "vaYaDu (e lançaram) pedras" - semelhante a descartar, ou seja, "ele jogou fora a sua casca."

Seção 6

6. Ouvimos de seus lábios sagrados que esta lição sugere todas as intenções Cabalísticas associadas ao Capítulo do Tamid - Oferta que recitamos pela manhã. Ele nos explicou um pouco disso. Estude o Kavanot, veja e entenda que todas as intenções do Capítulo da Oferta Regular são esclarecidas nesta lição. Pois é explicado lá no Kavanot: A oferta regular subjuga as forças do mal do Mundo de Ação ... que correspondem à idolatria ... Além disso, “olat” é numericamente equivalente ao Santo Nome ABG YTTZ… que está na sefirah Chesed (bondade)…. Este é o significado oculto de (Gênesis 19:27), "Avraham se levantou de manhã cedo." Este é também o significado oculto de (Isaías 41:14), "Não temas, tolaat (verme de) Yaakov." Em contraste com as forças do mal está a tola que consome e devora tudo…. Portanto, Deus, em Sua misericórdia, ordenou que a oferta regular de elevação fosse oferecida; de modo que o OLAT tamid da santidade - correspondendo a “TOLAat yaakov” - supera o TOLA das forças do mal…. E sabe! toda oferta de elevação corresponde ao aspecto de Leah…. Portanto, o olat tamid vem em contraste com ela, para mitigar seus julgamentos de forma que o profano tolaat não governe e governe. TOLA volta para OLAT. É por isso que está escrito olat TaMiD (Números 28: 6), porque TMD é o equivalente numérico dos quatro aleph s que Leah pega…. Tudo isso é explicado no Pri Etz Chaim, The Gate of Offerings, Capítulo 3 (Shaar Olam HaAsiyah, pp. 115-116). Estude bem lá. Estude cuidadosamente e você verá que tudo isso é esclarecido nesta lição. Pois é explicado lá que a [existência de] oposicionistas que difamam aqueles que temem a Deus provém dos alephs caídos. Em santidade, esses alephs correspondem ao aspecto Leah. Mas por eles [os oposicionistas] isso se torna o aspecto de: "Não é suficiente para você cansar as pessoas, que você também cansaria [meu] Deus?" - como se eles cansassem o Santo de ajudar aqueles que O servem . Isso ocorre porque, por eles, LeAH torna-se o aspecto de LoAH (cansaço). Pois eles obtêm sustento dos severos julgamentos de Lia, de onde as duras forças do mal - o conceito de idolatria - têm domínio. Isso é o que é explicado na lição: eles sucumbem à heresia, o aspecto da idolatria. Estude lá. Agora a retificação é: “Mas eu sou um tolaat (verme), e não um homem; vilipendiado dos homens e desgraçado da nação. ” Este é o aspecto do tola da santidade que subjuga o tola das forças do mal. Isso é o que foi explicado acima na lição. É o aspecto de Avraham. Pois é igualmente explicado lá no Kavanot, que o tola da santidade, correspondendo ao olat tamid, é o conceito de amor-bondade / Avraham, o conceito de Chesed que está em Gevurah. Isso é o que é trazido na lição, que este é o conceito de “com força, a salvação de Sua mão direita” - ou seja, o aspecto de Chesed que está em Gevurah. E é isso que é trazido ali, que a retificação principal é alcançada hospedando estudiosos da Torá em sua casa, que é como se ele oferecesse ofertas regulares. Isso ocorre porque TaMiD é numericamente equivalente a quatro alephs. Pois a retificação principal é por meio do conceito de sacrifício tamid, que é igual a quatro vezes ALePh. Por meio disso, os alephs são retificados e merecemos o aspecto de tola de santidade / olat tamid / ”bondade para com Avraham” (Miquéias 7:20). Estude bem a lição acima e o Kavanot. Entenda como todas as intenções Cabalísticas do Capítulo da Oferta Regular estão incluídas nesta lição. Estude bem e entenderá maravilhas.