Likutey Moharan/Parte 1/Torá 42

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 42


Seção 1

“Vayar Batzar Lahem (ele viu que eles estavam em perigo) então ouviu a música deles. Então Ele se lembrou de Sua aliança com eles e em Sua abundante benignidade cedeu. ” (Salmos 106: 44, 45) O julgamento é mitigado por meio de canções, como está escrito no sagrado Zohar: O keshet (arco-íris) é a Shekhinah (Presença Divina), e as três cores do arco-íris são os Patriarcas, que são as vestes da Shekhinah. Agora, quando [a Shekhinah] se veste com vestes radiantes, então, “Eu a verei e me lembrarei da aliança eterna” (Gênesis 9:16). Então, "a ira do rei diminuiu" (Ester 7:10). É como a parábola do rei que ficou zangado com seu filho. Mas quando o rei vê a rainha em suas vestes radiantes, ele fica com pena de seu filho. E as letras de oração são a Shekhinah, como está escrito (Salmos 51:17), “Adonoy (meu Senhor), abre meus lábios” - a palavra falada sendo o nome Adonoy. E é chamado de keshet (arco), como Rashi explica (Gênesis 48:22): “com minha espada e meu arco” - isso conota oração. Agora, os sons da música são as três cores do arco-íris, pois a voz consiste em fogo, água e vento. Estes são os três Patriarcas, os Patriarcas sendo as três cores radiantes em quem “Eu a verei e me lembrarei [da aliança eterna].” Assim, quando alguém canta as letras da oração e os sons do canto são muito puros e claros, ele veste a Shekhinah - ou seja, as letras - com vestes radiantes. E o Santo Abençoado a vê, de modo que "a ira do Rei diminuiu." Este é o significado do comentário de Rashi: "quando Ele ouviu sua canção" - pelo mérito dos Patriarcas. Em outras palavras, quando a canção, que são as três cores do arco-íris, é muito clara e pura - porque as três cores são os Patriarcas e são as vestimentas da Shekhinah, de modo que quando as vestimentas são radiantes em ZaKuT (pureza ) e clareza, eles são chamados de "o ZeKhuT (mérito) dos Patriarcas" - então, "Eu a verei e me lembrarei do pacto eterno." Então, "e em Sua abundante misericórdia cedeu", ou seja, "a ira do Rei diminuiu" e os julgamentos são mitigados.

Seção 2

2. Também por meio da fé nos sábios - por acreditar que todas as coisas que eles dizem e fazem não são simples, mas contêm mistérios profundos, reveste o arco-íris com vestes radiantes. Então, "Eu a verei e me lembrarei da aliança eterna." Pois o tzaddik corresponde ao arco-íris, como Rabi Shimon ben Yochai disse ao Rabino Yehoshua ben Levi: "Foi visto um arco-íris durante sua vida?" (Ketuvot 77b). E no O sagrado Zohar é trazido: Alguém cujas devoções são destinadas a iluminar a Matrona, de modo que ele remova suas vestimentas escuras que se originam do significado simples [da Torá] e a adorne com vestes de cores radiantes que provêm dos mistérios da Torá, dele está escrito: “Eu a verei e me lembrarei da aliança eterna”. Pois a luz é chamada de segredo. Assim, naquele momento, sua raiva por seu filho desaparece, "a ira do rei diminuiu."

Seção 3

3. Os julgamentos também são mitigados quando alguém fornece ao tzaddik roupas bonitas.

Seção 4

4. Isso também corresponde aos toques do shofar. Para o tekiah shevarim teruah são os patriarcas Avraham, Yitzchak e Yaakov. O mnemônico para isso é KeSheT (arco-íris) - ou seja, teKiah [Shevarim Teruah]. E esta é a explicação de “Shadai (o Todo-Poderoso) será a sua fortificação” (Jó 22:25). Para o nome ShaDaI & lt; corresponde a & gt; os Patriarcas. O Shin são os três ramos da árvore, que são os Patriarcas. Eles são os três nomes da unificação YHVH AELoHeINU YHVH, que têm quatorze letras - o DI de ShaDaI. Além disso, as primeiras letras de Avraham Yitzchak Yaakov também são as primeiras letras de YHVH Ӕloheinu YHVH.

Seção 5

5. “Não há expressão ou palavra falada sem que o seu som seja ouvido” (Salmos 19: 4). Este é um aspecto do arco-íris e o som das três cores do arco-íris. Conhecer! as palavras de uma pessoa perversa que tem daat (conhecimento) geram [o desejo de] adultério no ouvinte. Isso ocorre porque a união é extraída de daat, como está escrito (Gênesis 4: 1), "Adão conheceu sua esposa Chavah." E está escrito (Números 31:17), “toda mulher que conheceu homem”.