Likutey Moharan/Parte 1/Torá 44
Torá 44
Seção 1
Mah Shemakin Kaf El Kaf Bishaat HaTefillah (a respeito de bater palmas durante a oração): Nossos Sábios ensinaram (Bereishit Rabbah 1: 2): Por que a Torá começou com “ No início"? Pois as nações nos dirão: “Vocês são ladrões! Você ocupou a terra das sete nações. ” {“Suas obras poderosas Ele disse à sua nação para dar-lhes a herança dos povos” (Salmos 111: 6).} Por causa disso, "Suas obras poderosas Ele contou à Sua nação." Ele disse a eles que todos os mundos são inteiramente obra de Suas mãos. E o Santo dá a quem Ele favorece. Isto é, “dar-lhes a herança dos povos”. Pois tudo está sob Seu controle, e todas as coisas são chamadas de “Suas obras KoaCh (poderosas)” - em paralelo com as letras Khaf Chet (vinte e oito) do Ato de Criação, em paralelo com as vinte e oito seções das mãos. E é sabido que o ar da terra das nações é impuro, ao passo que o ar da Terra de Israel é santo e puro, porque o Santo o tirou das mãos das nações e o deu a nós. Mas [na] terra das nações - estando fora da Terra - lá, o ar é impuro. Assim, quando batemos palmas, despertamos as vinte e oito letras do & lt; the Act of & gt; Criação, “His KoaCh funciona.” Vemos, então, que está em Suas mãos nos dar a herança dos povos. Pois tudo pertence ao Santo. Com isso, temos o koach em nossas mãos para purificar o ar da terra das nações, porque a terra das nações retorna ao domínio do Santo. E está em Suas mãos entregá-lo a quem ele quiser, como está escrito, “para dar-lhes a herança dos povos”. Então, o lugar em que o judeu ora é purificado e ele respira o ar sagrado como na Terra de Israel.
Seção 2
2. As palmas também afugentam o ar impuro. Isso ocorre porque ao {bater palmas} um som é ouvido. Este som é o ar sagrado, das vinte e oito letras do Ato de Criação, das vinte e oito seções das mãos. Assim como vemos empiricamente, essas palmas afugentam o ar. Por causa disso, deve-se arranjar um lugar para sua oração (Orach Chaim 90:19). Como vemos empiricamente, quando as pessoas vêm de & lt; de outro país & gt; para um país onde não estão acostumados com o ar, adoecem e morrem, mesmo que tenham passado de um clima ruim para um bom. O mesmo se aplica à oração. Mesmo se alguém se levantar para orar no lugar onde um tzaddik orou, ainda será muito difícil para ele orar lá. Pois ele não está acostumado com o ar daquele lugar. Ainda mais se ele passar de um clima bom para um mau. Isso é o que nossos Sábios ensinaram (Berakhot 6b): Quem quer que fixe um lugar [para suas orações], o Deus de Avraham vem em seu auxílio. Pois por meio dele o mundo é construído de novo. E a construção do mundo é por meio de Avraham, como está escrito (Salmos 89: 3), “O mundo é construído sobre a bondade.” E isso é o que é trazido no Tikkuney Zohar, Tikkun # 22 (p.68a): Com este koach Israel domina Edom. E também: Este koach deve ser elevado a Chokhmah. Isso corresponde a "Quem quer que fixe um lugar para sua oração, o Deus de Avraham vem em seu auxílio." Isso ocorre porque Avraham é o lado certo, [e] “alguém que quer se tornar sábio deve olhar para o sul” (Bava Batra 25b). Além disso, “o Deus de Avraham vem em seu auxílio”, porque Avraham foi o primeiro a apreciar a Terra de Israel. Como é apresentado no Zohar (I, 78a): Ele o pesou em uma balança, até que [a natureza da Terra Santa] foi revelada a ele.
Seção 3
3. Esta é a explicação de: Orações TiKNUM (foram estabelecidas) ajoelhou (em paralelo) o TMIDin (ofertas regulares) (Berakhot 26b). TaMID é um aspecto da Terra de Israel, como está escrito (Deuteronômio 11:12), “[Uma terra pela qual Deus, teu Senhor, cuida;] Deus, teu Senhor, TaMID (regularmente) mantém Seus olhos nela”. Em outras palavras, uma pessoa deve tentar recitar sua oração no ar da Terra de Israel. Esta é a retificação de pensamentos estranhos na oração, que correspondem às acima mencionadas "orações ajoelhadas (opostas)." TiKkUNaM (sua retificação) é através do tamid, através do aspecto da Terra de Israel. E esta é a explicação de “e nas mãos dos NeViim (profetas) ADaMeh (falei parábolas)” (Oséias 12:11). Por meio de “mãos”, palmas, as palavras são faladas em “ADaMah (terra) que é santa” (Zacarias 2:16). “NeViim” é semelhante a & lt; NiV sefataim (uma expressão dos lábios), um aspecto da palavra falada na oração & gt ;. 4. {“Deus disse:‘ Haja luz ’, e houve luz. Deus viu a luz, que era boa, e Deus separou a luz das trevas ”(Gênesis 1: 3, 4).} Além disso, & lt; batendo palmas & gt ;, a matança e a destruição são eliminadas do mundo. Pois as mãos são um aspecto de "‘ Haja luz ’e houve luz" - à direita e à esquerda. E está escrito: “Deus viu a luz ... e [Deus] separou entre a luz” —este é Aharon— “e as trevas” —este é Korach. Isso corresponde a “Eu darei paz na terra ... e nenhuma espada cruzará sua terra” (Levítico 26: 6).
Seção 4
Seção 5
5. {“Hoje vocês estão de pé, todos vocês, diante de Deus, seu Senhor - seus líderes, seus chefes tribais, [seu el ders e seus aplicadores da lei, todos os homens de Israel, seus filhos, suas mulheres e os prosélitos em seu acampamento; até mesmo suas lenhadoras e gavetas de água] ”(Deuteronômio 29: 9). } Hoje você está de pé - “de pé” nada mais é do que oração (Berakhot 6b). diante de Deus, seu Senhor - Isso corresponde à Terra de Israel, como nossos Sábios ensinaram: Quem vive na Terra de Israel é & lt; como & gt; aquele que tem um Deus (Ketuvot 110b). Em outras palavras, como você vai merecer ter suas orações no ar da Terra de Israel? seus líderes, seus chefes tribais ... - [Escritura] lista dez aspectos - ou seja, o aspecto de bater palmas. Conforme explicado, ao bater palmas a oração está no ar da Terra de Israel.
Seção 6
6. “Orações foram estabelecidas paralelamente ao tmidin (ofertas regulares)” - ou seja, um aspecto da Terra de Israel. Em outras palavras, com as palmas os pensamentos idólatras são eliminados. Isso porque: Quem mora na Diáspora é como quem não tem Deus; mas quem mora na Terra de Israel é como quem tem um Deus. Assim, ao bater palmas, ele vive nos ares da Terra de Israel e tem um Deus, e assim os pensamentos idólatras são eliminados. E a oração é um aspecto da fé, como está escrito (Êxodo 17:12), "suas mãos foram fiéis até o pôr do sol." Onkelos traduz isso como: “[suas mãos] estavam estendidas em oração”. Mas a fé oposta são as heresias dos pensamentos idólatras. Sua retificação é por meio de tmidin - por meio da Terra de Israel, por meio de palmas. Esta é a explicação de “Você será uma coroa de tiferet (formosura) nas mãos de Deus” (Isaías 62: 3). A explicação é: Por meio da “mão de Deus” - por meio de palmas, que desperta as mãos do Santo, como acima - & lt; você retifica & gt; pensamentos idólatras. Isso ocorre porque por meio da idolatria ele mancha Tiferet (Beleza), como está escrito (ibid. 44:13), "como o tiferet do homem, para sentar-se em um santuário." [Mas] retificando seus pensamentos, "uma coroa de tiferet" é feita - & lt; o aspecto de & gt; Tiferet é coroado pela “coroa com que sua mãe o coroou” (Cântico dos Cânticos 3:11). & lt; Para o sábio basta uma palavra. & gt;
Seção 7
7. Outra explicação: “Orações & lt; foram estabelecidas & gt; em paralelo com as ofertas regulares. ” A explicação é: Por meio da oração há uma revelação dos mistérios da Torá, que são chamados de "os mistérios do mundo" - KaVShei (mistérios do) Misericordioso, como está escrito (Provérbios 27:26), "KVaSim (ovelha) para lhe fornecer roupas. ” {Como nossos Sábios ensinaram neste versículo: Assuntos que são os KaVShei (mistérios do) mundo ...} E as ofertas regulares são ovelhas, como está escrito (Números 28: 4), “Prepare uma ovelha pela manhã [e preparar uma segunda ovelha à tarde]. ” Assim, por meio de & lt; o & gt; orações, os mistérios da Torá são revelados, como é trazido sobre o versículo (Isaías 43: 2), "Quando você atravessa as águas, Eu estou com você."
Seção 8
8. Outra explicação: “Orações ajoelhadas (opostas)” são & lt; as orações opostas por pensamentos estranhos, que o confundem. Eles são chamados de maBuL (inundação), semelhante a BiLBuL (confusão) da mente & gt ;. Sua retificação é dar caridade à Terra de Israel. Por meio disso, ele é envolvido em & lt; ar de & gt; a Terra de Israel, da qual é dito (Ezequiel 22:24), “uma terra que não foi lavada pela chuva no dia da indignação”. E, como resultado, ele é poupado de pensamentos estranhos. Este é TMiDin TiKNuM (foram estabelecidos): TiKkuNaM (sua retificação) é através da Terra de Israel, da qual se diz: “Uma terra que [Deus seu Senhor cuida;] Deus seu Senhor TaMID mantém Seus olhos nela”. Além disso, o ar da Terra de Israel torna sábio (Bava Batra 158b). E por meio disso sua mente - ou seja, seu pensamento - é refinada. Esta é a explicação de “Eu verei para lembrar a aliança eterna” (Gênesis 9:16). “Eu verei” - através do aspecto da Terra de Israel. Isso resulta em um despertar e retificação da “aliança eterna” - os aspectos da oração, as bênçãos ChaY (dezoito) da oração, o tzaddik é a ChaY (vida) dos mundos. & lt; Para o sábio basta uma palavra. & gt; {Toda esta lição está conectada, que é também como ouvimos a maioria dessas peças, como um único ensinamento. Mas em seu manuscrito, o Rebe os separou um pouco. Ele fez isso várias vezes, embora eu não saiba o motivo.}