Likutey Moharan/Parte 1/Torá 68

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 68


Seção 1

Todas as almas desejam e têm fome de dinheiro; e eles têm fome e amam não apenas o dinheiro em si, mas até mesmo uma pessoa que tem dinheiro. É comum que as pessoas se sintam atraídas por ele e o adorem por causa de seu dinheiro. Vemos isso empiricamente, e também está escrito (Provérbios 14:20), “enquanto o homem rico tem muitos amigos”. A razão para isso é que a alma se origina da mesma fonte celestial de onde o dinheiro emana, se desenvolve e passa a existir. A origem do dinheiro, da qual se estende para baixo, é, sem dúvida, um aspecto da santidade e [uma fonte de] influxo sagrado. Mas depois, no processo de devolução, [esse influxo] adquire corporeidade e se torna mes dinheiro. Portanto, a razão pela qual a alma deseja dinheiro é que a alma e o dinheiro compartilham a mesma fonte. Mesmo assim, não se deve ter fome de dinheiro. Como já foi explicado muitas vezes, a avareza é muito vergonhosa. Em vez disso, deve-se ter fome e amar o lugar de onde o dinheiro se origina e se desenvolve. E é neste aspecto que “Rebbi honraria os ricos”, como nossos Sábios, de abençoada memória, ensinaram (Eruvin 86a); por terem dinheiro, que emana de um reino exaltado.

Seção 2

2. E saiba que seria certo que todos os judeus tivessem dinheiro. No entanto, há uma característica que os faz desistir e perdê-lo. Este é um traço desprezivelmente maligno, do qual é muito difícil ser resgatado. Mesmo que uma pessoa queira se libertar dela - em particular quando sua motivação é a ganância: para não perder dinheiro - essa característica perversa ainda assim a oprime em sua juventude e imaturidade, e ela perde o dinheiro que deveria ter. Esse traço perverso é a raiva, por causa da qual a pessoa perde e perde o dinheiro que deveria ter por direito. Pois a raiz da qual o dinheiro evolui, da qual se estende para baixo, é precisamente a mesma que a da raiva. Portanto, quando Satanás vê um fluxo de bênçãos descendo e descendo para uma pessoa para que ela tenha dinheiro, ele desce e faz com que ela fique com raiva. Esse influxo que invade e desce para uma pessoa para que ela possa ter dinheiro - [Satanás] o transforma em raiva. Isso ocorre porque, na raiz da qual eles derivam, raiva e dinheiro são precisamente o mesmo aspecto e conceito, e não há nada que os separe. Ambos são extensões de gevurot (severidades) e são derivados do mesmo lugar. É como em "o ouro emerge do norte" (Jó 37:22), e também está escrito (Jeremias 1:14), "o mal se originará do norte" - isto é, o aspecto da raiva, pois está escrito (Eclesiastes 11:10): “Expulsa a ira do teu coração e elimina o mal da tua carne”. Agora, dinheiro e riqueza são o aspecto de um muro, como está escrito (Provérbios 18:11), "A riqueza do homem rico é a sua fortaleza, e como um muro alto ..." Mas a raiva danifica a parede, como está escrito (ibid. 25:28), "[Como] uma cidade violada sem paredes é uma pessoa sem autodomínio." Quando Satanás vê um influxo de dinheiro - o aspecto de uma parede - voltando para uma pessoa, ele transforma essa devolução em raiva. Ele arranja algo para irritar a pessoa, e a raiva danifica o aspecto da parede, uma vez que na raiz da qual eles extraem raiva e dinheiro são um aspecto. Portanto, é fácil transformar seu influxo de dinheiro, que é o aspecto de uma parede, em raiva, que é o oposto de uma parede - transformando chOmah (parede) em chEImah (raiva), transformando dinheiro em raiva. Na sua origem, a raiz da qual o dinheiro recai é a fonte da alma, como em “pois dela depende a sua alma” (Deuteronômio 24:15), o que é dito sobre o dinheiro do diarista. Também está escrito (Lamentações 5: 9): “Com perigo de nossas almas obtemos o nosso pão”. É por isso que a alma tem fome e deseja, como explicado acima. Mas, ao ficar irado, a pessoa perde sua alma, como em “Ele dilacera sua alma com a sua ira” (Jó 18: 4); como o Zohar traz (II, 182a).

Seção 3

3. Saiba, também, que mesmo que uma pessoa já tenha recebido o influxo e se tornado dinheiro - de forma que ela já adquiriu o dinheiro, o aspecto de uma parede -, há momentos em que Satanás a incita a tanta raiva que ela perde e perde até o dinheiro que já tem. Por certo, ficar com raiva não deveria mais fazer com que ele perdesse o dinheiro, uma vez que o influxo involuntário já se tornou dinheiro e, portanto, não pode ser convertido em raiva. Ao contrário, o dinheiro que ele possui, por ser o aspecto de uma parede, deve protegê-lo. [Satanás] não deve ser capaz de fazer com que ele se perca ou de fazer com que ele fique com raiva, o que é o oposto de uma parede. Apesar disso, Satanás é capaz de subjugar uma pessoa [e incitá-la] a tal raiva que ela perde até o dinheiro que já adquiriu. Isso porque quando o dinheiro desce para uma pessoa, é no aspecto de “Ele fornece TeReF (subsistência) para aqueles que o temem” (Salmos 111: 5). Mas ele a transforma em raiva, e isso se torna "ToReF (Ele dilacera) sua alma com sua raiva". Que Deus nos proteja e nos salve desse traço vergonhoso. Amém, que seja a Sua vontade.